Início do conteúdo
Notícias Funarte apresenta novos destaques do Arte de Toda Gente

Funarte Notícias

Publicado em 14 de dezembro de 2020

Funarte apresenta novos destaques do Arte de Toda Gente

Semana do projeto, realizado em parceria com a UFRJ, tem programação com cursos, mostra e Concerto Sinos

Funarte apresenta novos destaques do Arte de Toda Gente

A Fundação Nacional de Artes – Funarte apresenta destaques dos projetos Sinos, Bossa Criativa e UNO (Um Novo Olhar), realizados entre os dias 14 e 18 de dezembro. Fruto da parceria da instituição com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, as iniciativas integram o programa Funarte de Toda Gente.

As atividades virtuais são gratuitas e estão disponíveis para visualização, download e estudo nos sites de cada projeto e no Portal da Funarte, com exceção dos cursos de Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência e de Fotografia, que são realizados em plataforma fechada para alunos já inscritos.

Agenda da semana – 14 a 18 de dezembro

UNO – Um Novo Olhar

Foi ao ar no dia 14 de dezembro, segunda-feira, às 17h, a segunda videoaula da segunda turma do curso Introdução à Arte/Educação, Tecnologia Assistiva e Deficiência, oferecido pelo projeto Um Novo Olhar. As aulas são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ. Com carga horária total de 48h, o curso é introdutório e tem como objetivo capacitar educadores do ensino fundamental para trabalhar as artes, integrando crianças com diferentes deficiências e contribuindo, assim, para a criação de um ambiente mais inclusivo e acolhedor nas salas de aula e no ambiente escolar como um todo. Os professores Thelma Alvares e José Antônio Borges coordenam o módulo e contam com conteúdo das professoras Carla Mauch e Vânia Mefano.

Ao longo da semana, continuam — também em plataforma fechada para alunos já inscritos — as aulas de Fotografia em parceria com o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, de Portugal, do Um Novo Olhar e Bossa Criativa.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos

Em sua quarta aula no Curso de Pedagogia de Cordas, Fábio dos Santos fala sobre jogos musicais na aula “Ensino coletivo – Introdução a ‘estratégia do Jogo'”. O vídeo será disponibilizado no portal do projeto às 10h no dia 15 de dezembro, terça-feira. Fabio dos Santos é Mestre e Bacharel em Música pela Unicamp e Teacher Trainer de violino pela Suzuki Association of the Americas (SAA) desde 2019. Atualmente, é professor e Diretor do Centro Suzuki de Campinas e do Projeto Elemar em Nova Odessa (SP). Tem participado como professor convidado em Festivais no Brasil e no Peru. Além da atuação artística, é produtor de eventos internacionais para alunos Suzuki.

No dia 18 de dezembro, sexta-feira, no quinto Concerto Sinos, as cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ interpretam obras de Francisco Mignone, Jorge Antunes e Marcos Lucas. De Francisco Mignone, o programa contempla a peça Miudinho e a regência é de André Cardoso, professor da UFRJ e coordenador do Sinos; De Jorge Antunes, a peça é a Suíte Folia de Reis, composta por encomenda do projeto Sinos. A regência é de Tobias Volkman. De Marcos Lucas, a peça é Pequena Suíte para Cordas, composta por encomenda do Sinos (também executada pela primeira vez em público). A regência é de Tobias Volkman. Este e os outros Concertos Sinos estão disponíveis no site do projeto: www.sinos.art.br.

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Às 10h de quarta-feira, 16 de dezembro, será transmitida a videoaula número 16 da Oficina de Bandolim, com Paulo Sá. O tema são os “Efeitos diversos e introdução a técnicas estendida”. Bandolinista carioca, Paulo Sá é professor da Escola de Música da UFRJ. Atualmente, trabalha com a Camerata Dedilhada da UFRJ e com o violonista/violeiro Daniel Miranda, Duo Barroqueando. Foi professor visitante de bandolim na Academia de Música de Malmö (Suécia, 2017) e Conservatório de Milão (Itália, 2013). Tem no currículo os concertos-palestras sobre Choro (outubro-2005 a fevereiro-2006) em: Berklee College of Music, Universidade de Massachusetts-Darthmouth, Brown University, Cornell University e University of Oregon.

Com duas lives, às 16h e às 18h de quarta-feira, será aberta também a Mostra Realidades Atuais em Artes. Considerando a importância dos Mestrados Profissionais na Área de Artes e seus perfis, o projeto Bossa Criativa apresentará trabalhos desenvolvidos pelos Programas de Pós-graduação Profissional em Artes de todo o Brasil. Os Programas lançaram uma Chamada interna para seleção, com o objetivo de produção de vídeos autorais com propostas de ação sobre realidades para o trabalho em artes. Na sexta, dia 18, serão lançados nas redes sociais nove vídeos do primeiro módulo de trabalhos em arte da Mostra.

Saiba mais sobre o projeto e as atividades no site do Bossa Criativa: www.bossacriativa.art.br