Início do conteúdo
Notícias Dedé Santana completa 85 anos de vida neste 29 de abril

Funarte Notícias

Publicado em 29 de abril de 2021

Dedé Santana completa 85 anos de vida neste 29 de abril

Em tributo ao artista, Funarte destaca episódio do programa 'Estúdio F' e cartazes dos filmes de Os Trapalhões

Dedé Santana completa 85 anos de vida neste 29 de abril Detalhe do cartaz do filme “Os Trapalhões na Serra Pelada”. Crédito da imagem: Funarte / Centro de Documentação e Pesquisa

O humorista Dedé Santana comemora 85 anos neste dia 29 de abril, quinta-feira . Filho de circenses, o palhaço Picolino (Oscar Santana) e a contorcionista Ondina Santana, nascido em São Gonçalo (RJ), Manfried – nome de batismo – estreou no circo aos três meses de idade, no colo da mãe. Foi palhaço, acrobata, trapezista, domador e motociclista do “Globo da Morte”. Com o grupo Os Trapalhões, ao lado de Didi, Mussum e Zacarias, Dedé ganhou fama em todo o país.

Para marcar a data de nascimento de Dedé, a Fundação Nacional de Artes – Funarte resgata episódio de número 458 do programa de rádio Estúdio F, produzido pela entidade, sobre Os Trapalhões. Com apresentação do pesquisador musical Pedro Paulo Malta e roteiro do servidor da Funarte, pesquisador e DJ Cristiano Marinho, o episódio apresenta detalhes sobre a longa trajetória do grupo, além de suas músicas de sucesso.

“Os Trapalhões foram o grupo humorístico de maior sucesso no Brasil nos anos 1980. Além do programa de TV líder de audiência nos domingos, seus filmes estão entre as maiores bilheterias de toda história do cinema brasileiro. O que pouco se sabe é que, para além disso tudo, há toda uma discografia, que inclui trilhas sonoras e álbuns do grupo, com várias participações ilustres. Com vocês, os homenageados desta edição do Estúdio F, Os Trapalhões!”, diz o trecho de abertura do programa.

O coletivo foi criado em 1966, pelo produtor, diretor, apresentador e ator de televisão Wilton Franco, na TV Excelsior. O grupo passou por diferentes emissoras, até se consolidar na carreira, no final da década de 1970. Com enorme sucesso no cinema, principalmente entre 1978 e 1990, contabilizou 120 milhões de espectadores, com mais de 30 filmes – informa outro trecho do episódio. O programa de rádio está disponível na íntegra aqui neste link.

O acervo do Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc) – Funarte

O Centro de Documentação e Pesquisa (Cedoc) – Funarte abriga uma coleção com milhares de cartazes, entre os quais os dos filmes de Os Trapalhões, feitos pelo famoso ilustrador Benício. Confira imagens: