Início do conteúdo
Notícias Com foco na inclusão, Funarte e UFRJ apresentam palestra ‘Mostra Fotográfica’

Funarte Notícias

Publicado em 23 de junho de 2021

Com foco na inclusão, Funarte e UFRJ apresentam palestra ‘Mostra Fotográfica’

No vídeo, João Vicente Fiorentini, que tem Síndrome de Down, fala sobre como a comunicação, a arte e a fotografia ampliaram seus conhecimentos e abriram novas possibilidades para ele

Com foco na inclusão, Funarte e UFRJ apresentam palestra ‘Mostra Fotográfica’ Fotomontagem. Créditos: Simone di Domenica (foto maior) e João Vicente Fiorentini (detalhe) / Divulgação

Vídeo será publicado no site do projeto Um Novo Olhar, dia 24/6 e também no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Ação é fruto de parceria da fundação com a universidade

Como parte do projeto Um Novo Olhar, vai ao ar nesta quinta-feira, 24 de junho, às 17h, no site www.umnovoolhar.art.br, a palestra Mostra Fotográfica, com o fotógrafo gaúcho João Vicente Fiorentini. Apresentado originalmente durante o VIII Enac – Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (2020), “o relato do jovem, que tem Síndrome de Down, mostra como a comunicação alternativa, as artes e, em particular, a fotografia entraram em sua vida, ajudando a abrir novas oportunidades para que exercesse os seus direitos ao conhecimento e a definir seu próprio destino”, diz a produção do Um Novo Olhar. O projeto é fruto de uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música desta instituição. A palestra será também transmitida pelo Canal Arte de Toda Gente, no YouTube.

No vídeo, o fotógrafo João Vicente fala um pouco de si e exibe detalhes de mostras fotográficas que realizou. Também relata suas experiências nos diferentes colégios em que estudou, buscando uma educação inclusiva e escolher o melhor caminho para sua vida. A despeito dos obstáculos encontrou no Ensino Médio, o fotógrafo cursou uma escola que lhe proporcionou esse acesso; e pode se formar e prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em suas palestras, utilizando pranchas de comunicação, João divulga a potência da acessibilidade na educação.

O vídeo com a nova palestra conta com tradução em Libras e legendagem.

O palestrante

João Vicente Fiorentini é fotógrafo e palestrante. Em seu trabalho como fotógrafo, criou duas exposições, Forma e Cor e A casa do menino….  João é um homem com Síndrome de Down e suas exposições são organizadas com o intuito de serem acessíveis a qualquer pessoa, contando com a descrição das imagens impressas e em Braille.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coros. Com a exibição on-line de shows e oficinas, “podcasts” em vídeo (“vodcasts”) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade. Mais informações no site do projeto – www.umnovoolhar.art.br.

Programa Arte de Toda Gente

Projeto Um Novo Olhar

Palestra Mostra Fotográfica
Com João Vicente Fiorentini

Dia 24 de junho de 2021, às 17h, pelo site www.umnovoolhar.art.br e pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente).

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto (acima).

Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br