Início do conteúdo
Notícias Arte de Toda Gente on-line: Funarte e UFRJ apresentam mostra de videopoesia e show musical

Funarte Notícias

Publicado em 5 de agosto de 2021

Arte de Toda Gente on-line: Funarte e UFRJ apresentam mostra de videopoesia e show musical

Festival do programa disponibiliza os dois eventos de graça, no sábado, dia 7, pelo Bossa Criativa

Arte de Toda Gente on-line: Funarte e UFRJ apresentam mostra de videopoesia e show musical Participantes da Mostra de Videopoesia. Montagem: Raffaella Bompiani. Fotos: divulgação

Na agenda do Festival Arte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentam, dois eventos artísticos on-line, no sábado, dia 7 de agosto: a Mostra Virtual de Videopoesia, aberta a partir das 18h e o show da cantora Violeta Lara, com estreia às 19h. O acesso é gratuito. A exposição estará no canal de vídeo Arte de Toda Gente; e o show, na mesma plataforma e também no site www.artedetodagente.art.br.

As atrações fazem parte do projeto Bossa Criativa, uma das três iniciativas que formam o Programa Arte de Toda Gente – realizado em uma parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da Universidade.

A videoexposição

A Mostra Virtual de Videopoesia reúne 14 autores residentes em vários estados brasileiros – alguns desses poetas se expressam na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento contempla “uma pluralidade de temas e sotaques da rica poesia brasileira”, informa a produção do Bossa Criativa.

“Nascida no tempo das filmagens analógicas, a videopoesia teve na tecnologia digital um grande estímulo para seguir ampliando seu universo”, prosseguem os organizadores. Eles destacam que esse gênero poético é uma linguagem mista, integrada pelo audiovisual e pela literatura; e que seus criadores buscam sempre novos formatos, suportes e meios de difusão. “Com as restrições a saraus e performances poéticas impostas pela pandemia, a produção dessas obras poéticas em vídeo ganhou ainda mais relevância”, acrescentam.

Na mostra, o Festival Arte de Toda Gente apresenta obras de artistas que têm se expressado por meio de videopoemas. Fazem parte do conjunto obras de Antônio Cunha (SC), Artur Gomes (RJ), Brenda Mar(que)s Pena (MG), Anand Rao (DF), Edmilson Santini (PE), Jairo Fará (MG), Gil Jorge (SP), Jidduks (PR), Jorge Ventura (RJ), Roberta Tavares (PA), Lilia Diniz (MA), Nassau de Souza (RS); e dos poetas surdos Edinho Santos (SP) e Yanna Porcino (PB) – que se expressam na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A curadoria é do artista multimídia e pesquisador Tchello d’Barros. Acesse aqui o canal do Youtube Arte de Toda Gente.

O show

Também para sábado (7), está programada a estreia da apresentação que a cantora e compositora Violeta Lara gravou para o Bossa Criativa, como parte do Festival Arte de Toda Gente. Mineira de Belo Horizonte, a artista se apresenta ao lado de Samy Erick (violão) e Pedro Jet Campos (percussão). O repertório tem canções de compositores renomados, de talentos da nova geração e composições próprias de Violeta Lara. Nestas ela “expõe suas percepções do universo feminino em melodias cheias de lirismo”, comenta a produção. O público pode acessar o show no site: www.bossacriativa.art.br e no canal do Youtube do projeto.

Violeta Lara. Foto: Élcio Paraíso

A cantora

Natural de Belo Horizonte, onde vive, Violeta Lara é compositora e intérprete. Seu trabalho é essencialmente ligado à MPB. Graduada em música popular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  é também professora de canto. No grupo Baioquê, atua como cantora. É uma das vocalistas do bloco de carnaval Juventude Bronzeada. Integra o coletivo Verdadeiras Autênticas com Direitos Iguais Aos Seus (V.A.D.I.A.S.). Foi uma das vencedoras do projeto Cantoras Daqui, do Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG Cultural), em 2009; e finalista do Festival SESI Música 2016. Participou, como convidada, em gravações e shows de artistas como Cláudio Mourão, Túlio Rangel, Bruno Grossi, Robert Clay, Jairo de Lara, Túlio Mourão e Vander Lee, entre outros. Atualmente, grava seu primeiro álbum autoral.

O festival

Com início em julho de 2021, O Festival Arte de Toda Gente agrega dezenas de professores, especialistas e artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Na agenda, foram reunidas, de forma complementar, pela primeira vez, em um só evento, atividades das três iniciativas do programa Arte de Toda Gente, realizado por meio da parceria Funarte/UFRJ. Esta engloba os projetos Bossa Criativa, Um Novo Olhar (UNO) e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). Após as estreias, os vídeos permanecerão disponíveis.

Os projetos

A parceria da Funarte com a UFRJ, cuja curadoria é da Escola de Música da UFRJ, abrange atividades ligadas a múltiplas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As ações começaram exclusivamente na internet, devido à pandemia de covid 19; mas estão programadas para o modo presencial, logo que possível, em todas as regiões do Brasil.

O projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente disponibiliza apresentações e oficinas artísticas. São shows curtos, performances, mostras, lives e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil.

Já no Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), uma rede com dezenas de profissionais de música atua em cursos, oficinas, concertos e festivais, produzindo ainda material didático, partituras e publicações. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando, em todo o país, projetos sociais de música e orquestras-escola, contribuindo para o seu desenvolvimento. Mais informações no site www.sinos.art.br.

O Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de pessoas com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coros. Com a exibição on-line de performances de artistas e “videopodcasts” (“vodcasts”) sobre arte e acessibilidade; “lives” e encontros virtuais; e com publicações – que incluem versões e partituras originais, especialmente produzidas para corais, sob encomenda –, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. Mais informações: www.umnovoolhar.art.br.

FESTIVAL ARTE DE TODA GENTE

Projeto Bossa Criativa

Dia 7 de agosto, sábado
Eventos on-line, de acesso gratuito

Mostra Virtual de Videopoesia
Abertura: 18h
Acesso: Canal Arte de Toda Gente: www.artedetodagente.art.br

Apresentação da cantora Violeta Lara
Estreia: 19h
Acesso: www.bossacriativa.art.br e www.youtube.com/artedetodagente

Após as estreias, o vídeos permanecerão disponíveis.

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Mais informações nos sites dos projetos:
www.bossacriativa.art.br
www.umnovoolhar.art.br
www.sinos.art.br

Informações sobre esse e outros programas da Funarte
www.funarte.gov.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do Arte de Toda Gente