Início do conteúdo
Notícias Acesse as atrações da semana no Funarte de Toda Gente

Funarte Notícias

Publicado em 8 de outubro de 2020

Acesse as atrações da semana no Funarte de Toda Gente

Vídeo-oficinas e transmissões ao vivo estão na programação da semana dos projetos Bossa Criativa, Sinos e UNO

Acesse as atrações da semana no Funarte de Toda Gente

Como parte do Programa Funarte de Toda Gente, a Fundação Nacional de Artes – Funarte lançou este ano, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), três projetos com programação gratuita e online, com diversas atividades: O Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, o Projeto um Novo Olhar (UNO) e o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos). As apresentações e oficinas em vídeo são transmitidos no canal Arte de Toda Gente, do Youtube, e permanecem online. A curadoria é da Escola de Música da UFRJ. Confira os destaques:

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Uma grande atração da semana nesse projeto é a primeira oficina do violonista, arranjador, produtor musical e compositor Rogério Caetano, referência no cenário do violão sete cordas no Brasil. O curso estreou no dia 6 de outubro, terça-feira.

Na mesma data foi ao ar a oitava oficina de Educação Musical com a compositora, cantora, violonista, escritora, contadora de histórias, atriz e autora teatral Bia Bedran. Com o tema Brinquedos Cantados, a atividade dá sequência ao curso, que tem como um dos seus objetivos “trabalhar a educação musical como uma ação socializante, prazerosa e criativa”.

Mais informações e programação completa do Bossa Criativa no site: www.bossacriativa.art.br

Projeto Um Novo Olhar

No Um Novo Olhar (UNO), estreou na segunda-feira, 5 de outubro, um videopodcast que aborda a importância da acessibilidade nas artes, conduzido por Catarina Shin. No “vodcast”, a educadora fala de sua experiência com acessibilidade e do trabalho desenvolvido pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no campo da educação musical especial e inclusiva.

O UNO aproxima-se também a um momento importante: o Congresso Internacional de Música Coral Infanto Juvenil, entre os dias 15 e 18 de outubro, que está com inscrições abertas através do link: https://umnovoolhar.art.br/congresso-internacional

Sinos

Por meio do Sistema Nacional de Orquestras Sociais, será realizado, na quarta-feira, 7 de outubro, à 15 horas, o terceiro encontro da Academia Virtual Sinos. Essa série de “lives” permite que os alunos que assistiram às vídeo-oficinas do Curso de Pedagogia de Cordas e do Projeto Espiral tirem dúvidas com os professores. Na transmissão ao vivo estarão presentes os violinistas Carla Rincón e Liu Ying e o cellista Ronildo Alves. O tema será “A Postura do Arco”.

Outra atividade do Sinos que acontece nesta semana é o lançamento das quatro vídeo-oficinas de viola elaboradas por Daniel Prazeres e Marco Catto. Nelas, os professores abordam diversas temáticas relacionadas ao estudo e performance do instrumento, tais como: o histórico do desenvolvimento da viola; postura corporal e formas de empunhadura; fundamentos da emissão sonora; e organização de estudos. As duas primeiras oficinas vão ao ar na quinta-feira, 8 de outubro, às 10 horas, enquanto as outras serão publicadas no dia seguinte, sexta-feira, no mesmo horário. Mais informações e a programação completa do Sinos no site: www.sinos.art.br.

Programa Funarte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Projetos em parceria com a UFRJ
– Bossa Criativa – Arte de Toda Gente
– Um Novo Olhar (UNO)
– Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Mais informações e acesso aos vídeos