Em família

 

 

 

Elenco da primeira montagem de Em Família

 

 

 

A primeira versão de Em família foi escrita em 1970 e encenada no mesmo ano, no Rio de Janeiro, sob a direção de Sérgio Britto. Em março de 1972, vianninha reescreve Em família, passando a se chamar Nossa vida em família, sendo encenada em São Paulo e dirigida por Antunes Filho, no Teatro Itália, com cenografia de José de Anchieta. Participaram do elenco Paulo Autran e Carmem Silva (os pais), Mauro Mendonça, Karin Rodrigues, Pedro Cassador e Cláudio de Castro (os filhos), Isadora Faria (nora), Liza Vieira (a neta), além de Dirce Militello, Walter Stuart e outros.

Peça em dois atos, com 13 personagens e locação no Rio de Janeiro e São Paulo, na época atual. É um drama que oscila entre o trágico e o patético, problema da velhice e a falta de recursos econômicos, pois os pais são despejados da casa onde moram e a baixa aposentadoria é insuficiente para a sobrevivência dos dois. Para o programa da segunda versão, vianninha escreve sobre as modificações feitas no texto.

Em família foi levado ao cinema em 1971, com roteiro de Oduvaldo Vianna Filho, Ferreira Gullar e Paulo Porto, dirigido por Paulo Porto, lançado em 1971. No elenco, Iracema de Alencar, Rodolfo Arena, Fernanda Montenegro, Odete Lara, Anecy Rocha e Antero de Oliveira. O filme foi merecedor da medalha de prata no Festival Internacional de Moscou, Rússia, em 1971.

 

OBRAS DE DESTAQUE:

Chapetuba Futebol Clube  (1959)

Quatro quadras de terra (1963)

Moço em estado de sítio (1965)

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come (1965)

Telecoteco Opus nº 1 (1967)

Dura lex, sed lex, no cabelo só gumex (1967)

Meia volta vou ver (1967)

Papa Highirte (1968)

A longa noite de Cristal (1971)

Allegro desbundaccio (1973)

 

     
Fundação Nacional de Artes Ministério da Cultura Governo Federal