Início do conteúdo
Notícias Teatro de Papel do Grupo Girino ocupa o Arena (SP)

Funarte Notícias

Publicado em 21 de maio de 2016

Teatro de Papel do Grupo Girino ocupa o Arena (SP)

Coletivo apresenta 'O Pequeno Príncipe de Papel' em horário duplo nestes sábado (21) e domingo (22)

Teatro de Papel do Grupo Girino ocupa o Arena (SP) ‘O Pequeno Príncipe de Papel’ fica em cartaz só até domingo, 22. Foto: Hugo Honorato

A companhia de teatro de bonecos e animação Grupo Girino está comemorando dez anos de palco com uma versão muito especial do clássico literário O Pequeno Príncipe, do escritor e ilustrador francês Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944). Isto porque nesta montagem, que o Programa Cena Aberta da Funarte traz em curtíssima temporada para o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, a matéria-prima para toda a expressividade, fantasia e lirismo da encenação é o papel.

Dirigido por Tiago Almeida, O Pequeno Príncipe de Papel reconta uma das fábulas mais conhecidas do planeta – a de um garotinho que vive solitário em um asteroide, até que um dia resolve sair pelo Universo em busca de amizades e descobertas. A peça – ressalta o Grupo Girino – faz um resgate da pureza e de emoções infantis “muitas vezes adormecidas na vida adulta”, o que a torna uma atração para públicos de todas as idades.

“O espetáculo propõe a valorização da simplicidade e das relações humanas, contando uma história universal a partir da manipulação de desenhos, pinturas e recortes de papel”, descreve Tiago Almeida. O que entra em cena é o resultado das pesquisas que o Grupo Girino realiza ao longo de sua trajetória sobre técnicas de construção e manipulação de bonecos tridimensionais. “Personagens criados a partir do papel como material expressivo se aventuram pela Galáxia e adquirem instâncias metafóricas”, contam os artistas. A cenografia e os bonecos foram especialmente criados a partir de pinturas em aquarelas do artista visual Marco Vieira.

Sobre o Grupo Girino: Em 2016 o Grupo Girino comemora dez anos de trabalhos continuados. Em sua trajetória, o coletivo montou 12 espetáculos e circulou com projetos em mais de 30 festivais nacionais e internacionais, consolidando sua perspectiva de um trabalho colaborativo tendo como foco de pesquisa o Teatro de Bonecos e Animação, as potencialidades estéticas de uma dramaturgia autoral e a relação do ator com bonecos, objetos e vídeos. Desde 2012 o Grupo Girino produz o FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura e a publicação da Revista Anima, com edições em São Paulo/ SP e Belo Horizonte/ MG.

Programa Cena Aberta Funarte 2016

Espetáculo: O Pequeno Príncipe de Papel
De 19 a 22 de maio | Quinta e sexta às 14h; sábado e domingo às 15h e 17h

Realização: Grupo Girino | Direção, dramaturgia e trilha sonora: Tiago Almeida | Atuação, produção e figurinos: Iasmim Marques | Cenário: Gustavo (Ed) | Design dos personagens: Marco Vieira | Preparação corporal: Thiago Araújo | Iluminação: Pedro Paulino e Richard Zaira | Tradução espanhol: Izabel Jimenez
Duração: 40min | Classificação etária: livre
Ingressos: R$30 (meia: R$15). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo. Um ingresso por pessoa – não aceita cartão

Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr.Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo, SP

Mais Informações: (11) 98692-1224/ 95821-6045
www.grupogirino.com/pequenoprincipe/
info@grupogirino.com