Início do conteúdo
Notícias Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), recebe a oficina de ‘Prática de Expressão e Criação’

Funarte Notícias

Publicado em 8 de julho de 2019

Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), recebe a oficina de ‘Prática de Expressão e Criação’

Atividade, realizada pela Funarte, será ministrada pelo ator e músico Tiago Andrade. Inscrições abertas a partir do dia 8 de julho.

Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), recebe a oficina de ‘Prática de Expressão e Criação’ Oficina em São Luís do Maranhão (MA) – Foto: Acervo do Centro de Artes Cênicas – Ceacen

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio de seu Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, promove a oficina Prática de Expressão e Criação, no Teatro Arthur Azevedo, no Centro de São Luís, no Maranhão (MA). O curso será ministrado pelo ator e músico Tiago Andrade. As aulas serão realizadas entre os dias 17 e 21 de julho. A atividade é gratuita.

As inscrições são feitas somente pela internet, de 8 de julho, às 10h, ao dia 16, também às 10h. As vagas são limitadas a 40 participantes. O curso tem a duração de 20 horas. Segundo os organizadores, podem ser realizadas inscrições presenciais no Teatro Arthur Azevedo, no primeiro dia de aula, caso ainda haja vagas disponíveis.

Oficina de Prática de Expressão e Criação, com Tiago Andrade

O objetivo do curso é promover conhecimentos acerca dos elementos teatrais e de suas metodologias variantes e práticas. A oficina tem o intuito de despertar e desenvolver o processo criativo do aluno, que será avaliado em pontualidade, assiduidade, comunicação, disponibilidade para a cena (atuação), rodas de conversa e diário de bordo (experiências anteriores). Exercícios e projetos estão no programa de avaliação e ensino: Exercícios e jogos teatrais e de improvisação; Exercícios de expressão vocal e corporal; Leitura de textos, elaboração e escolha de dramaturgias; Demonstrações técnicas: elaboração de cenas curtas e performances, Apreciações e rodas de conversa.

Segundo Tiago Andrade, a arte é necessária, como explica em sua justificativa de aplicação da oficina voltada para jovens estudantes de teatro. “Se formos buscar referências e pensadores que se propuseram a escrever sobre esse tema, vários serão os conceitos. Dizer o que é ou o que não é arte na modernidade parece ser um papel mais de quem não estuda arte, e não de quem a estuda e pratica. Mas numa coisa todo mundo concorda: definir arte é uma coisa difícil”.

O oficineiro salienta que a linguagem teatral serve como um importante instrumento de comunicação.  E, como a música e outras expressões artísticas, está muito próxima do nosso cotidiano. “Todo mundo sabe quando uma música é boa (…) assistir a atuação de algum ator e reconhecer sua boa representação”. Tiago explica que o objetivo do curso é gerar impulsos artísticos e promover estímulos para que os alunos dêem continuidade aos seus estudos teatrais.

Dias e horários: 17, 18 e 19 de julho, das 14h às 18h; e 20 e 21, das 8h às 12h

Público-alvo: Estudantes do Centro de Artes Cênicas do Maranhão – Cacem e da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, além de estudantes de São Luís (MA).

40 vagas

Tiago Andrade é formado em Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Extensionista do Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta, atuando no projeto de Memória e Encenação em Movimento, e no ABC da Cultura Maranhense, do mestre e professor Luiz Roberto de Souza, desde 2012. Faz parte do elenco da montagem Musical João do Vale – O Gênio Improvável. É integrante da banda Cofo de Parafernalha.

Participou de espetáculos, festivais, concursos, seminários e congressos pelo Brasil: Negro Cosme em Movimento, no Cena Aberta; Festival Internacional de Teatro de Rua de Aracati/Festmar; 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; 64º Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; ABC In Process (2012-2016); Onde está Lulu? no Festival Home Theatre e na XII Semana de Teatro do Maranhão; Melhor intérprete de Poesia, no Festival Papoético de São Luís/MA (2013).

Minha Mãe Preta, no Cena Aberta e no Grupo Xama Teatro – essa montagem também circulou por escolas públicas de São Luís. Pigmalião, no Cena Aberta; I Congresso Nacional Jean-Jacques Rousseau; I Seminário Internacional Jean-Jacques Rousseau; V Fórum de Extensão da UFMA; 9º Aldeia Sesc Guajajara de Artes (2014). Vice-campeão do 36º Concurso Literário da Cidade de São Luís, na categoria Literatura infantojuvenil, com o texto A Cor de Deus (2015). Espetáculo Cofo de Estórias, no Cena Aberta e no Festival de Teatro de Rua de Aracati/Festmar (2016).

Faça aqui a sua inscrição para a oficina

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com produções locais, vai realizar oficinas gratuitas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará, além do Distrito Federal. Estão confirmadas as oficinas de Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas; Dramaturgia: criação de textos teatrais; Direção Teatral; Corpo, Voz; Produção e Administração Teatral; Interpretação e Teatro de Bonecos. Além dos cursos, haverá a montagem de três espetáculos resultantes das oficinas de Montagem de Ópera, Montagem de Teatro Musical e Montagem de Teatro Popular Brasileiro.

Todas as atividades do programa são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das artes cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Os links para as  inscrições serão disponibilizados, ao longo do ano, no portal da Funarte. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail. O número de vagas varia de acordo com a oficina.

Serviço:

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 

Oficina de Prática de Expressão e Criação, com Tiago Andrade

Dias e horários: 17, 18 e 19 de julho, das 14h às 18h; e 20 e 21, das 8h às 12h

Inscrições abertas de 8 a 16 de julho

40 vagas
Carga horária total: 20h

Local: Teatro Arthur Azevedo
Rua do Sol, s/nº, Centro
São Luís – Maranhão (MA)