‘Ondas de Sortilégios’ ocupa a Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialTeatroTodas as notícias‘Ondas de Sortilégios’ ocupa a Funarte MG

‘Ondas de Sortilégios’ ocupa a Funarte MG

Espetáculo aborda temas do cotidiano, em curtíssima temporada até domingo (04/06)

Publicado em 30 de maio de 2017 Imprimir Aumentar fonte
‘Ondas de Sortilégios’ na Funarte MG
Espetáculo 'Ondas de Sortilégios'

A montagem Ondas de Sortilégios ocupa o Galpão 3 da Funarte MG a partir de sexta, dia 2 de junho, em curtíssima temporada, até domingo (4). O espetáculo dos grupos Confesso e RC2 vasculha as memórias e as escolhas de uma personagem que está à margem de seu destino.

Ondas de Sortilégio aborda temas recorrentes do cotidiano como preconceito racial, identidade de gênero, educação entre pais e filhos, além de outros. A proposta é provocar o público a pensar também sobre suas escolhas diante da vida. Por meio do inconsciente,  a peça conduz atores e espectadores a uma catarse coletiva sobre o destino.

O espetáculo, fruto de pesquisa sobre a memória e seus efeitos, traz para a cena conflitos de uma mente que deixou por fazer muitas escolhas no passado e se vê hoje atormentada por seu presente. A direção de Guilherme Colina propõe ao elenco uma investigação não só cênica, mas também humana do ator, e leva os profissionais à condição de atores sociais de dramas reais. Trazendo em cena uma história que mescla temas contemporâneos como racismo, aborto e homossexualidade, Ondas de Sortilégio leva o espectador a navegar por suas próprias memórias e possíveis posicionamentos diante da vida.

Sobre o diretor
O grupo Confesso, tendo à frente Guilerme Colina, recebeu cinco indicações ao prêmio Usiminas/Sinparc 2013 (Melhor diretor, melhor espetáculo, melhor ator, melhor atriz e melhor ator coadjuvante), e prêmio de melhor ator coadjuvante por Navalha na Carne. Formado como ator pela Fundação Clóvis Salgado (CEFAR), Guilherme Colina iniciou seus estudos teatrais aos quatorze anos numa oficina livre de teatro na Biblioteca Pública com orientação de Chico Aníbal. Aos dezoito, estudou teatro na Oficina de Teatro da PUC – Minas, atuando ainda em seu primeiro espetáculo profissional. Estudou também no curso de formação profissional da CAL-Casa das Artes de Laranjeiras – Rio de Janeiro (RJ). Participou de diversas oficinas para estudos do corpo e da voz do ator, máscara expressiva, neutra, larvária, entre outros estudos que envolvem a música e o corpo como: percussão (pandeiro), violão, flauta doce, canto coral e dança contemporânea.
Trabalhos como ator: Bastidores de Romeu e Julieta (2004/2006), texto Willian Shakespeare, direção de Cássio Pinheiro; Peter Pan (2005/2006); A Comédia dos Sexos (2007/2011), texto Gugu Olimecha e A lira dos vinte anos (2008/2009) de Paulo César Coutinho. E ainda, A Fantástica viagem ao futuro (2009), direção de Ênio Reis; O Menino e a Água (2008/2011), sob direção de Marco Amaral; O Nariz (2010), direção Ivonete Mirabeou; Sua Cabeça é a Lei de Mac (2010), livre adaptação de Macbeth-Shakespeare, direção Juliana Pautilla; além de Navalha na Carne (2012/2014), texto Plínio Marcos, prêmio melhor ator coadjuvante 2013 e Medeia (2012/2013) de Eurípedes, direção Andreia Garavello.  Como diretor, trabalhou em Amor de Salto Alto (2013), Campo Santo (2014), Ondas de Sortilégios (2016) e nas web séries Nascido Morto (2013) de Guto Aeraphee e Loja do Cotidiano (2014) de Marco Antonio Pereira.

Por oito anos foi coordenador, diretor artístico e ator/mobilizador  na Secretária  Municipal de Saúde de Belo Horizonte (MG), onde desenvolveu um trabalho de promoção à saúde do cidadão, utilizando do lúdico (teatro, dança, música). É também professor de teatro no projeto Palavra Viva (2016), professor de teatro e sócio proprietário da RC2-Teatro Escola e diretor artístico e sócio proprietário do Grupo Confesso.

Serviço:

Ondas de Sortilégio

De 2 a 4 de junho
Sexta e sábado, às 20h
Domingo, às 19h

Duração: 50 minutos
Classificação: 16 anos
Ingresso: R$ 20

Local: Funarte MG - Galpão 3
Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte (MG)
(31) 3213-3084