Oficina de Dramaturgia gratuita, com Caio de Andrade, no Teatro Glauce Rocha | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialTeatroTodas as notíciasOficina de Dramaturgia gratuita, com Caio de Andrade, no Teatro Glauce Rocha

Oficina de Dramaturgia gratuita, com Caio de Andrade, no Teatro Glauce Rocha

Teatro da Funarte, no Rio, oferece a novos dramaturgos oportunidade para aprender técnicas e desenvolver a criatividade

Publicado em 15 de outubro de 2015 Imprimir Aumentar fonte
Caio de Andrade
Caio de Andrade

O projeto Em Cena Para Todos, idealizado pela produtora carioca Ymbu Entretenimento, promove nos dias 22, 23, 29 e 30 de outubro, no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro (RJ), a Oficina de Dramaturgia, com Caio de Andrade. As aulas gratuitas serão às quintas e sextas, das 14h às 16h.

Um dos objetivos da oficina é reunir dramaturgos iniciantes, possibilitando-lhes aprender técnicas e trocar experiências para melhor desenvolver a criatividade e o talento. Caio de Andrade irá expor seu método de construção e criação do texto, discutindo processos de criação, formatação e finalização de textos teatrais. São oferecidas 30 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo email: contato@ymbuentretenimento.com.br

Sobre Caio de Andrade

Dramaturgo, diretor e roteirista, Caio nasceu em Lorena, SP, cursou jornalismo no Rio de Janeiro ao mesmo tempo em que frequentava inúmeros cursos em formação teatral. Trabalhou na TV Manchete por dez anos como redator, supervisionando a criação de textos para ações de merchandising em mais de 15 novelas e minisséries, como Kananga do Japão (Wilson Aguiar Filho) e Pantanal (Benedito Rui Barbosa). Ainda em TV, em 1998, vai para Buenos Aires assinar a adaptação para o Brasil da primeira versão da novela infanto-juvenil Chiquititas, permanecendo três anos à frente do projeto. Voltando ao Rio, dedica-se inteiramente ao teatro.

Escreve e dirige Os Olhos Verdes do Ciúme, Deserto Iluminado, Geringonça, Trindade, Aurora, entre vários outros espetáculos, todos ganhadores ou indicados a importantes prêmios como o Governo do Estado, Shell, Maria Clara Machado, entre outros. Desenvolveu, no CCBB – Rio, o História em Cena, projeto de formação de platéia, para o qual escreveu, produziu e dirigiu três espetáculos em parceria com o Programa Educativo da instituição: O Mandarim do Imperador, A Rua da Fortuna e O Jeca Voador. O projeto provocou um convite da Universidade de Londres para participar, na Inglaterra, de encontros sobre teatro-educação.

Atualmente é o diretor artístico do Teatro Teresa D’Ávila, em Lorena, promovendo a ida de importantes espetáculos e atividades teatrais para todo Vale do Paraíba, enquanto continua produzindo textos em parceria com vários diretores, como Guilherme Leme Garcia, para quem escreveu RockAntygona, inspirada na tragédia de Sófocles, que estreou no Espaço SESC – Copacabana, com Luís Melo, Larissa Bracher , Armando Babaioff e Marcello H e  Antígona.2, um dos textos do espetáculo Trágica.3, com Letícia Sabatella, Denise Del Vecchio e MiwaYanagisawa. A peça recebeu cinco indicações para o Prêmio Shell e foi selecionada para a última edição do Festival de Pequim.

Participou de inúmeros festivais nacionais (Festival de Curitiba, Porto Alegre Em Cena, Festival do Mercosul, Festival de Angra dos Reis, entre outros) e vários encontros internacionais, como o Festival de Viena (Áustria), Festival Iberoamericano de Teatro de Cádiz (Espanha), Festival Internacional de Teatro de Buenos Aires (Argentina), Cruze de Escenas de Las Palmas de Gran Canária (Espanha), além de encontros com companhias inglesas em Londres e Stratford-upon-Avon. (www.caiodeandrade.com.br)

Serviço:
Oficina de Dramaturgia
Com Caio de Andrade

Dias 22, 23, 29 e 30 de outubro
Quintas e sextas, das 14h às 16h

Vagas: 30
Público alvo: novos dramaturgos
Inscrições: somente pelo endereço contato@ymbuentretenimento.com.br

Grátis

Local: Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 2220-0259
*Próximo à estação Carioca do Metrô.