‘O Inspetor Geral’ entra em cartaz no Teatro Glauce Rocha | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialTeatroTodas as notícias‘O Inspetor Geral’ entra em cartaz no Teatro Glauce Rocha

‘O Inspetor Geral’ entra em cartaz no Teatro Glauce Rocha

Montagem da obra satírica de Nikolai Gogól lança questionamentos sobre corrupção, ética na política e fraude

Publicado em 19 de maio de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Post_O Inspetor Geral_Teatro Glauce Rocha maio 2017
Paulo Borges Fotografia

A Fundação Nacional de Artes – Funarte recebe, no Teatro Glauce Rocha – Centro do Rio de Janeiro – a Damões Cia. de Teatro, com o espetáculo O Inspetor geral, de 20 a 28 de maio, de quarta-feira a domingo.

A obra satírica de Gogól mostra uma pequena cidade do antigo Império Russo, à espera de um inspetor do governo federal. Sua visita desencadeia desespero entre o prefeito e os gestores públicos, para encobrirem seus esquemas de corrupção, além de trazer à tona a passividade da população, frente às falcatruas de seus representantes. De forma irônica, a peça aborda o descaso com o que é público. Escrito em 1836, o texto foi adaptado e dirigido para essa montagem por Eliza Pragana, que leva à cena onze atores.

O Inspetor geral, uma das mais famosas comédias russas, é um símbolo do período pré-revolucionário da região. Em 1966, durante a ditadura militar brasileira, Augusto Boal e Gianfrancesco Guaranieri participaram da primeira e célebre montagem da peça no Brasil, no então subversivo Teatro de Arena, em São Paulo, Capital. Rebatizado como Teatro de Arena Eugênio Kusnet e hoje patrimônio da Funarte, a casa “foi determinante para a história do teatro brasileiro, principalmente entre as décadas de 50 e 70, ao abrigar peças voltadas aos temas históricos, políticos e sociais”*.

Na adaptação, a Damões Cia. de Teatro convida o espectador a questionar as condutas éticas na política e entre os próprios cidadãos. “Nos dias de hoje, o tema da obra continua atual” comentam os artistas. Na cena, a crítica social e política é feita com humor, reunindo aspectos do teatro moderno de língua Russa à linguagem teatral contemporânea brasileiro.

O espetáculo teve temporada de sucesso em janeiro deste ano. O elenco é formado por Babu Carreira, Bruno Gaspar, Clarissa Albuquerque Lima, Eduardo Moé Diniz, Eric Polly, Iuri Vieira, Julia de Lorean, Larissa Duarte, Maíra Dibe, Pedro Gonzalez e Rodrigo Amém.

Sobre Gogól

Nikolai Gogól (1809 – 1852) nasceu em Velyki Sorochyntsi, Ucrânia – cidade que pertencia, à sua época, ao Império Russo. Muitas das obras do romancista e dramaturgo foram influenciadas pela tradição ucraniana. Mas ele escreveu em russo e seu legado é tido como herança da literatura russa. A obra de Gogól é assentada no Realismo. Mas os críticos consideram que seu estilo seguiu uma linha própria, com lampejos do que viria a ser o surrealismo.

O Inspetor geral
De 20 a 28 de maio, de quarta a domingo, às 19h

Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Centro
Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Ingresso: R$ 40. Meia: R$20
Classificação indicativa: 10 anos

Ficha técnica
Direção e Adaptação: Eliza Pragana
Figurino: Wanderley do Nascimento. Cenário: Rostand Albuquerque. Iluminação: Rúbia Vieira. Concepção: Clara Sanpi. Execução: Rayssa Duarte
Elenco: Babu Carreira, Bruno Gaspar, Clarissa Albuquerque Lima, Eduardo Moé Diniz, Eric Polly, Iuri Vieira, Julia de Lorean, Larissa Duarte, Maíra Dibe, Pedro Gonzalez e Rodrigo Amém

Mais informações sobre o espetáculo e a Cia. Damões em: https://pt-br.facebook.com

Mais informaçõs sobre o Teatro Glauce Rocha e demais espaços da Funarte no RJ
Centro de Artes Cênicas – Funarte: ceacen@funarte.gov.br

Texto com informações do Jornal do Brasil e da Revista Veja Rio