Início do conteúdo
Notícias Funarte SP integra a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Funarte Notícias

Publicado em 13 de março de 2019

Funarte SP integra a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Espetáculo ‘Boca de Ferro’ fica em cartaz na Sala Renée Gumiel

Funarte SP integra a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo Espetáculo ‘Boca de Ferro’. Foto: Elisa Mendes

Nos dias 20 e 21 de março, às 20h, a Sala Renée Gumiel, do Complexo Cultural Funarte SP, recebe o espetáculo Boca de Ferro, que faz parte das atividades da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp). Os ingressos têm preços populares.

O espetáculo apresenta uma performance do paraense Ícaro dos Passos Gaya, que utiliza os princípios de apropriação e alteração em cena, agregando referências diversas ao trabalho, como a música tecnobrega – gênero que mescla as sonoridades caribenhas e as músicas populares. As coreógrafas Marcela Levi e Lucía Russo também se inspiram nos textos O Inferno (do livro A Divina Comédia), de Dante Alighieri, e Macunaíma, de Mário de Andrade, no universo trans e até mesmo em memes de internet. No solo, “o corpo do performer é suor, transtornado por sons díspares, descolado da afirmação de identidade”, afirmam os produtores. Boca de Ferro, título da montagem, é como eram chamados os alto-falantes no Pará, nos anos 1950.

Sobre a companhia

As coreógrafas Marcela Levi, carioca, e Lucía Russo, argentina radicada no Rio de Janeiro, fundaram a Improvável Produções em 2010. As artistas propõem um projeto de autoria compartilhada e buscam “uma direção que aponta para um regime de sentido aberto, abarcando diferentes posições inventivas que se entrecruzam em um processo que acolhe linhas desviantes, dissenso e diferenças internas como uma força crítica construtiva, e não como polaridades contraditórias e auto excludentes”. A Improvável Produções criou e produziu as peças Natureza MonstruosaMordedores Deixa Arder, a intervenção urbana Sandwalk With Me, entre outras.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Boca de Ferro
Dias 20 e 21 de março. Quarta e quinta, às 20h.
Ingressos: R$ 40 (meia-entrada: R$ 20)
Vendas pelo site: https://compre.ingressorapido.com.br
Duração: 50 minutos. Classificação etária: 16 anos.

Ficha técnica:
Direção artística: Marcela Levi e Lucía Russo | Performance e cocriação: Ícaro dos Passos Gaya | Desenho de luz: Isadora Giuntini e Catalina Fernández | Desenho de som: Equipe | Figurino: Marcela Levi e Lucía Russo | Apoio/Residências artísticas: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, Consulado da Argentina no Rio de Janeiro, Espaço Cultural Sítio Canto da Sabiá, Festival Dança Gamboa, Espaço Graner, Sala Hiroshima e Sâlmon Festival | Difusão internacional e coprodução: Something Great (Berlin/DE) | Realização artística e produção: Improvável Produções

Mais informações
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com