Início do conteúdo
Notícias Funarte realiza oficina gratuita ‘Elaboração de Projetos em Teatro’, na Galeria Fayga Ostrower, em Brasília

Funarte Notícias

Publicado em 27 de junho de 2019

Funarte realiza oficina gratuita ‘Elaboração de Projetos em Teatro’, na Galeria Fayga Ostrower, em Brasília

A atividade faz parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas. As inscrições estão abertas até o dia 11 de julho

Funarte realiza oficina gratuita ‘Elaboração de Projetos em Teatro’, na Galeria Fayga Ostrower, em Brasília Complexo Cultural da Funarte Brasília- Foto: Newton Guimarães

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio de seu Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas, realiza na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural Funarte Brasília, a oficina gratuita de Elaboração de Projetos em Teatro, com o professor Thiago Rocha Leandro. O curso busca capacitar agentes culturais, artistas e produtores na elaboração e gerenciamento de projetos. Durante as aulas serão abordadas as possibilidades de acesso a incentivos, incluindo a Lei Rouanet e os mecanismos distritais de fomento e financiamento à cultura. A oficina será realizada nos seguintes dias do mês de julho: 12, e de 15 a 18, sempre das 8h30 às 12h30.

As inscrições são somente pela internet, até o dia 11 de julho, às 10h. As vagas são limitadas a 20 participantes. O curso tem a duração de 20 horas.

Sobre a oficina e o ministrante

Oficina de Elaboração de Projetos em Teatro, com Thiago Rocha Leandro

O objetivo do curso é capacitar agentes culturais, artistas e produtores, além de orientar os alunos sobre as formas e possibilidades existentes de incentivos, incluindo a Lei Rouanet e ainda, mecanismos distritais de fomento e financiamento à cultura. O intuito é oferecer informações básicas para elaboração e gestão de projetos ligados à área. Exercícios e projetos estão no programa de avaliação e ensino: Abordagem teórica e prática de formatação; Execução e administração de projetos culturais; Fundo de apoio e lei de incentivo à cultura atualizada, e Abordagem das falhas mais comuns na elaboração de projetos. O aluno será avaliado por frequência e participação nas atividades.

Segundo o professor, o projeto é um instrumento estratégico e de comunicação que deve transmitir e responder de forma objetiva a cinco questões básicas: “O que se pretende fazer?, Como se pretende fazer?, Quem vai fazer?, Quando vai fazer?, e Quanto vai custar?”. Uma construção bem estruturada do projeto proporciona uma visão clara, contínua e completa de todo o trabalho que será realizado e qual produto será entregue, possibilitando que a execução ocorra de forma segura e próxima do previsto. A construção do projeto é o marco inicial para operacionalizar a ação, e se configura como a única oportunidade que o proponente tem para convencer quem vai avaliar e emitir um parecer sobre ele. Neste sentido, a oficina vem contribuir com a construção de melhores práticas na elaboração de projetos, e aumentar as chances de aprovação. Além disso, é importante estar atento a diversos aspectos que vão ser evidenciados na gestão e execução dos projetos em conformidade com as normas e exigências legais, razão pela qual também serão abordados importantes tópicos a respeito desta temática.

Dias e horários: 12 (sexta-feira), e de 15 a 18 de julho (segunda à quinta-feira), das 8h30 às 12h30.

Público-alvo: Agentes culturais, artistas e produtores (preferencialmente participantes com idade superior a 18 anos)

20 vagas

Thiago Rocha Leandro é produtor cultural e consultor de Gestão de Projetos Culturais. Formado em Direito. Foi gestor da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe e subsecretário de Fomento e Incentivo à Cultura, do Distrito Federal (2015/2018); responsável pelo Fundo de Apoio à Cultura – FAC e pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC, do Distrito Federal, atuando no planejamento e implementação de mecanismos para democratização e descentralização de fomento.

Faça aqui a sua inscrição para a oficina

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com produções locais, vai realizar oficinas gratuitas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará, além do Distrito Federal. Estão confirmadas as oficinas de Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas; Dramaturgia: criação de textos teatrais; Direção Teatral; Corpo, Voz; Produção e Administração Teatral; Interpretação e Teatro de Bonecos. Além dos cursos, haverá a montagem de três espetáculos resultantes das oficinas de Montagem de Ópera, Montagem de Teatro Musical e Montagem de Teatro Popular Brasileiro.

Todas as atividades do programa são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das artes cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Os links para as  inscrições serão disponibilizados, ao longo do ano, no portal da Funarte. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail. O número de vagas varia de acordo com a oficina.

Serviço:

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 

Oficina de Elaboração de Projetos em Teatro, com Thiago Rocha Leandro
Dias e horários: 12 (sexta-feira), e de 15 a 18 de julho (segunda à quinta-feira), das 8h30 às 12h30
Inscrições abertas até o dia 11 de julho

20 vagas
Carga horária total: 20h

Local: Galeria Fayga Ostrower
Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília – DF (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
(61) 2099-3078 e (61) 2099-3079

 

Complexo Cultural da Funarte Brasília- Foto: Newton Guimarães