Início do conteúdo
Notícias Funarte realiza a oficina gratuita ‘Elaboração e Gestão de Projetos Culturais’ em Campina Grande (PB)

Funarte Notícias

Publicado em 8 de maio de 2019

Funarte realiza a oficina gratuita ‘Elaboração e Gestão de Projetos Culturais’ em Campina Grande (PB)

As inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 9 de maio, quinta-feira. As vagas são limitadas

Funarte realiza a oficina gratuita ‘Elaboração e Gestão de Projetos Culturais’ em Campina Grande (PB) Arte: Programação Visual Funarte. Edição: Ascom Funarte

Produtores culturais, artistas e demais interessados em ampliar conhecimentos na área estão convidados a participar da oficina Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, que será realizada entre os dias 3 e 7 de junho, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, Paraíba. O curso é gratuito e disponibiliza 45 vagas. A ação faz parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte através de seu Centro de Artes Cênicas.

As inscrições para a oficina estão abertas a partir das 10h desta quinta-feira, dia 9 de maio, e prosseguem até 26 de maio, às 23h. Os interessados devem preencher o formulário on-line disponível no portal da Funarte.

Faça aqui a sua inscrição

A oficina será ministrada pela economista Maria Helena Silva. Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, ela atua na elaboração de projetos há mais de 20 anos, inluindo propostas para emendas parlamentares, sistemas Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal) e Salic (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura).

Durante o curso, serão abordados: conceitos básicos da elaboração de projetos; documentação do proponente e do projeto; elementos básicos de um projeto cultural; etapas do projeto: pré-produção, produção, pós-produção; Lei de Incentivo à Cultura: Instrução Normativa Número 2, de 23 de abril de 2019: principais mudanças; prestação de contas: comprovando a execução física e financeira do projeto.

Sobre a ministrante da oficina 

Maria Helena Silva é economista (Universidade Federal da Paraíba – UFPB) e Mestre em Ciências da Sociedade (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB). Atua na elaboração de projetos há mais de 20 anos, incluindo propostas para emendas parlamentares, Siconv e Salic. Assessora de projetos na Secretaria de Cultura de Campina Grande (2014 e 2015), Associação de Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral, Fundação CDL e Secretaria de Desenvolvimento de Campina Grande. Vice-presidente da Incubadora Brejo Criativo (Solânea/PB), Consultora do Sebrae PB e Tutora do Senar PB em Gestão de Projetos.

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019 

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com produções locais, vai realizar oficinas gratuitas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Amapá, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Bahia, Paraíba, Ceará, além do Distrito Federal. Estão confirmadas as oficinas de Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas; Dramaturgia: criação de textos teatrais; Direção Teatral; Corpo, Voz; Produção e Administração Teatral; Interpretação e Teatro de Bonecos. Além dos cursos, haverá a montagem de três espetáculos resultantes das oficinas de Montagem de Ópera, Montagem de Teatro Musical e Montagem de Teatro Popular Brasileiro.

Todas as atividades do programa são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das artes cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo. Os cursos são ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Os links para as  inscrições serão disponibilizados, ao longo do ano, no portal da Funarte. A confirmação da inscrição é enviada por e-mail. O número de vagas varia de acordo com a oficina. Se houver desistências, após o preenchimento das vagas, os candidatos que aguardam na lista de espera poderão ser chamados.

Serviço:

Oficina Elaboração e Gestão de Projetos Culturais
Com Maria Helena Silva

Vagas: 45

Público-alvo: produtores culturais, artistas, secretários de Cultura, assessores de prefeituras, ong’s e demais interessados em ampliar conhecimentos na área.

Inscrições on-line: de 9 de maio, às 10h, até 26 de maio, às 23h

Link para inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8uamk5Yh0Esn-g94I0bAW7THbedrV_SnCrFA09OftrgXRkg/viewform

Oficina: de 3 a 7 de junho, das 8h às 12h

Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n – Centro – Campina Grande (PB)

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019