Funarte MG recebe ensaio aberto do espetáculo “Maxilar Viril” nesta quinta, dia 29 | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialTeatroTodas as notíciasFunarte MG recebe ensaio aberto do espetáculo “Maxilar Viril” nesta quinta, dia 29

Funarte MG recebe ensaio aberto do espetáculo “Maxilar Viril” nesta quinta, dia 29

Projeto foi contemplado no Laboratório da Cena Funarte 2016

Publicado em 27 de junho de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Maxilar Viril
Maxilar Viril

Nesta quinta-feira, dia 29, às 18h30, a Maldita Cia de Investigação Teatral fará ensaio aberto do espetáculo Maxilar Viril, na Funarte MG. A entrada é gratuita. Com dramaturgia inédita e direção de Amaury Borges, a peça estreou em junho de 2014 em Belo Horizontes, tendo integrado a programação do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte 2016, projeto Off Cena do Sesc Palladim 2016, e do Verão Arte Contemporânea em 2015.  O projeto foi contemplado no Laboratório da Cena Funarte 2016.

Durante três meses a Maldita Cia de Investigação Teatral realizou seus encontros na Funarte MG. Foram ensaios destinados à continuidade de estudos sobre a dramaturgia sonora e espacial do espetáculo MaxilarViril. Os estudos sobre espetáculo foram em busca de uma relação ainda mais direta e próxima com o espectador.

Na montagem, América e seu filho, Dulcídio, restam sozinhos na aldeia de Lucanamarca, propriedade herdada do pai falecido. Desse ponto, relembram a trajetória de perdas que os levou até essa situação. O espetáculo relaciona essa fábula a documentos de Comissões da Verdade da América Latina para propor uma reflexão sobre a condição humana, a intolerância e a barbárie na atualidade.

Maxilar Viril, em seu universo tirânico de relações, se justifica no panorama de sociedade contemporânea: vivemos tempos de barbárie, em que a violência é ferramenta de afirmação do indivíduo que, para existir, sente necessidade de aniquilar o outro. Os conflitos apresentados, como o jogo de status na relação entre o masculino e o feminino, as hierarquias familiares e suas deformações e o absurdo como a motivação do ato criminoso, potencializam uma reflexão acerca da deterioração das relações humanas no mundo atual. A ideia é apresentar ao espectador um encontro sinestésico a fim de permitir o questionamento das relações trágicas que marcam a nossa realidade contemporânea.

Sobre a Maldita Cia. de Investigação Teatral – Desde seu surgimento em 2002, um dos principais focos da pesquisa da Maldita Cia. é o teatro de ocupação. Sediada em Belo Horizonte, ela desenvolve um trabalho singular na cena teatral de Belo Horizonte, pesquisando o uso de objetos para o mascaramento do ator; o teatro como arte do espaço; o teatro como arte do encontro; narrativas que transitam do épico ao dramático.

Suas ações perpassam a criação teatral, atividades de formação e a promoção de encontros entre artistas e pensadores que possam fomentar a efervescência criativa e reflexiva no teatro. O grupo realizou os projetos de formação Cena 3×4 (2002-2005), em parceria com o Galpão Cine Horto, e Circuito OFF (2003-2006) em parceria com o grupo Teatro Invertido. Em seu repertório, estão os espetáculos Maxilar Viril (2014), Cara Preta (2009) e Casa das Misericórdias (2002).

Saiba mais em www.malditacia.com

Serviço:

Espetáculo: Maxilar Viril

Data: 29 de junho de 2017 (quinta-feira), às 18h30

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte – MG
Entrada Gratuita
Lotação: 70 lugares