Início do conteúdo
Notícias Espetáculo ‘Revoadas’ na Funarte MG, de 9 a 11 de agosto

Funarte Notícias

Publicado em 6 de agosto de 2019

Espetáculo ‘Revoadas’ na Funarte MG, de 9 a 11 de agosto

Espetáculo ‘Revoadas’ na Funarte MG, de 9 a 11 de agosto

O espetáculo ‘Revoadas’ será apresentado pelo Coletivo Akofena na Funarte MG, de 9 a 11 de agosto, às 19h. Inspirada nas obras ‘As Lendas de Dandara’ (Jarride Arraes) e ‘Leite do Peito’ (Geni Guimarães), a montagem tem direção de Rikelle Ribeiro e traz no elenco Cleiciane Mendes, Dian Lucas e Michele Ribeiro. De acordo com o coletivo, “revoada é o movimento de retorno da ave ao local de onde partira. Nós, inspiradas e movidas pela história e trajetória de Dandara, nos lançamos nesse movimento para encontrar o elo de ligação entre passado, presente e futuro a partir das histórias dessa, das nossas e de outras mulheres”. O espetáculo se dá a partir de jogos que conduzem os atores por um caminho sem fim.

O coletivo de Teatro Negro chamado Akofena é formado por Cesar Divino, Cleiciane Mendes, Dian Lucas, Jack Diniz, Michele Bernardino e Rikelle Ribeiro. Criado na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com o intuito de pesquisar o teatro negro de forma teórica e prática, ‘Revoadas’ serviu como trabalho de conclusão de curso de uma das integrantes do grupo e conta a história de Dandara dos Palmares. A montagem mescla contos da guerreira com as histórias de mulheres negras contemporâneas, que contribuem para manter viva a cultura negra no Brasil.

“Em ‘Revoadas’, abordamos a ancestralidade e o retorno ao passado como elo na construção da nossa identidade e como essa ação nos guia para viver o presente e planejar o futuro motivados por nossas histórias e tradições. Entendemos que é a partir da história de Dandara dos Palmares que outras Dandaras nasceram e continuam nascendo, inclusive dentro de nós”, afirma o Coletivo Akofena.

 

SERVIÇO:

Dias:  9, 10 e 11 de agosto; sempre às 19 horas
Local: Funarte – MG. Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte – MG
Ingressos: R$ 20 (inteira)
*A bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo