Início do conteúdo
Notícias “Dulcina Abraça o Sul” estreia no Rio de Janeiro

Funarte Notícias

Publicado em 12 de abril de 2012

“Dulcina Abraça o Sul” estreia no Rio de Janeiro

Projeto contemplado pela Funarte aposta na formação de plateia como principal ingrediente para o sucesso do programa

“Dulcina Abraça o Sul” estreia no Rio de Janeiro

Atores, produtores, diretores e críticos teatrais prestigiaram a primeira noite da temporada de ocupação do Teatro Dulcina, na quarta-feira (11), às 18h. O projeto “Dulcina Abraça o Sul” contemplado no Edital Funarte de Ocupação do Teatro Dulcina/2012 apresentou “A Comédia dos Erros”,  de William Shakespeare. Dirigida por Adriane Mottola e encenada pela Cia. Stravaganza, a peça tem como cenário um mercado público à moda turca e convida a plateia a interagir com os atores, antes mesmo do início do espetáculo.

Em única apresentação no Dulcina, “A Comédia dos Erros”conta a história de dois pares de gêmeos idênticos – os Antífolos; e os seus dois criados, Drômios – que foram separados na infância durante um naufrágio e levados para cidades diferentes. Até o reencontro dos irmãos, já adultos, os personagens vivem uma série de mal-entendidos, aos quais se articula um eficiente jogo dramático em torno dos conceitos de aparência e realidade.

Pablo Oliveira, coordenador de produção do Dulcina Abraça o Sul, Adriane Mottola, diretora da peça e Antonio Gilberto, diretor do Ceacen - Foto Castellano

O diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Antonio Giberto, falou sobre a satisfação de receber uma companhia gaúcha no Teatro Dulcina: “A Funarte fica muito feliz em celebrar a segunda ocupação do Dulcina, após a reforma do teatro, e desta vez com uma companhia do Sul do país. Por sermos uma instituição federal, temos que atender a todos os estados.” E concluiu: “A programação é rica e diversificada e fica em cartaz até julho.”

Segundo o coordenador de produção do projeto “Dulcina Abraça o Sul”, Pablo Oliveira, o foco principal é a formação de plateia: “O programa foi todo caracterizado segundo as solicitações da Funarte e a proposta real é ter o público presente em nossas ações, independente de preço ou bilheteria. O apoio da Funarte está sendo fundamental, já que a ideia central é conquistar e trazer muitas pessoas para os nossos eventos”. Pablo destaca também o sucesso de inscrições nas oficinas, nos cursos e no tour cultural pelo teatro, em menos de uma semana. “A parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro vai proporcionar a alunos de escolas públicas a participação nas ações do projeto”, ressaltou.

O evento contou, ainda, com as presenças de Bárbara Heliodora, crítica teatral, diretora e tradutora das obras de Shakespeare; Maria Julia Vieira Pinheiro, produtora responsável pela vinda do Théâtre Du Soleil ao Rio de Janeiro, juntamente com Celso Lemos; diretores, atores, produtores e servidores da Funarte. O projeto “Dulcina Abraça o Sul” ocupa o Teatro Dulcina, entre os meses de abril e julho, com programação variada de teatro, dança e circo.

Saiba mais