Início do conteúdo
Notícias ‘Distopia Brasil’ entra em cartaz na Funarte SP

Funarte Notícias

Publicado em 7 de maio de 2019

‘Distopia Brasil’ entra em cartaz na Funarte SP

Espetáculo do Núcleo Pequeno Ato aborda o futuro do país a partir de problemas contemporâneos

‘Distopia Brasil’ entra em cartaz na Funarte SP Espetáculo ‘Distopia Brasil’. Foto: divulgação.

De 18 de maio a 9 de junho, a Sala Arquimedes Ribeiro, do Complexo Cultural Funarte SP, recebe o espetáculo imersivo Distopia Brasil, em cartaz aos sábados e domingos, às 19h. Os ingressos têm preços populares.

Com direção de Pedro Granato, Distopia Brasil propõe uma reflexão sobre o futuro do país no caso de a situação atual, que o grupo considera problemática, se agravar. As principais questões abordadas são: a intervenção militar no Estado do Rio de Janeiro, o avanço do Estado Religioso, a vigilância, o fim da privacidade e os desastres ambientais. Também foram investigados grupos de resistência contra um suposto regime totalitário.

A montagem é resultado de um processo colaborativo do Núcleo Pequeno Ato. Os integrantes se debruçaram sobre distopias clássicas e contemporâneas, como 1984, Fahrenheit 451, Handmaid’s Tale, Blade Runner, Matrix, Laranja Mecânica, Admirável Mundo Novo, Black Mirror, Ensaio sobre a Cegueira e V de Vingança. No entanto, ao contrário das distopias clássicas, que ressaltam avanços tecnológicos, o espetáculo enfatiza a questão humana. “Em vez do progresso da ciência, temos o retorno de uma narrativa religiosa maniqueísta e fantasiosa. Ao mesmo tempo, trazemos os perigos tecnológicos. A peça não trabalha com iluminação teatral, mas com fontes de luz alternativas e manuais, equipamentos celulares e pequenas câmeras. Com isso, queremos mostrar que essa distopia não está tão distante assim da nossa realidade”, esclarece o diretor.

Assim como os trabalhos anteriores da companhia, o espetáculo propõe uma experiência imersiva ao espectador. Na entrada, por exemplo, a plateia responde a perguntas dos interventores e é acomodada em bancos, como se estivesse na igreja ou na fila de espera por um serviço estatal burocrático. Além disso, todos são filmados o tempo todo, participam dos ritos da República Teocrática do Brasil, aplaudem o discurso do líder, rezam e participam do julgamento de um casal de meninas que tentou esconder sua relação para conseguir um visto de saída do país.

“Não queríamos fazer um espetáculo discursivo em um país que já está saturado de opiniões e ideias; achamos muito mais interessante fazer uma distopia da qual todos fariam parte. Ou seja, a plateia pode experimentar um pouco o que é um procedimento ditatorial, uma intervenção militar e o controle. Gostaríamos que a plateia sentisse essa experiência – que envolve a angústia e o constrangimento – para entender o real perigo dos discursos radicais que estão ganhando cada vez mais força no país”, comenta Granato.

Sala Arquimedes Ribeiro – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Distopia Brasil
De 18 de maio a 9 de junho. Sábados e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
Na estreia, a entrada é gratuita.
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 90 minutos. Classificação etária: 12 anos.

Ficha técnica:
Direção: Pedro Granato |  Elenco: Alvaro Leonn, André Salama, Beatriz Silveira, Bruna da Matta, Bruno Lourenço, Felipe Aidar, Helena Fraga, Isabela Tortato, Jade Pereira, Juliana Navarro,  Leticia Calvosa, Luisa  Galatti, Manuela Pereira, Rafael Abrahão e Renan Ramiro | Coreografias e assistência de direção: Inês Bushatsky | Iluminação: Gabriel Tavares | Cenário e coordenação técnica: Diego Dac | Cenotécnico: José Roberto Tomasim | Figurino: Fernando Vilela e Thais Sakuma | Estilização de cabelos: Caterine Mendes | Fotos e design gráfico: Jose de Holanda | Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli | Assistência de produção: Leticia Gonzalez | Produção:  Contorno Produções | Direção de produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez.

Mais informações
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com