Início do conteúdo
Notícias Companhia do Latão leva “Ópera dos Vivos” ao Arena

Funarte Notícias

Publicado em 17 de maio de 2012

Companhia do Latão leva “Ópera dos Vivos” ao Arena

Projeto reúne seis espetáculos, com três estreias, para comemorar os 15 anos da Companhia no mesmo palco de sua fundação

Companhia do Latão leva “Ópera dos Vivos” ao Arena Latão faz curta temporada de “Ópera dos vivos” no Arena. Foto: divulgação

A partir desta quinta-feira, 17 de maio de 2012, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, será sede do projeto “Diálogos de Aprendizagem da Companhia do Latão”, selecionado por edital de ocupação da Funarte para o espaço.

A programação começa com “Ópera dos Vivos”, espetáculo que materializa três anos de pesquisas realizadas pelo grupo. Fundada por Sérgio de Carvalho em julho de 1997, no mesmo Teatro de Arena, a Companhia do Latão inspira-se na dramaturgia de Bertolt Brecht para fundamentar uma reflexão crítica sobre a sociedade atual.

Desde 2007, ano de inauguração do núcleo de experimentos audiovisuais e do Estúdio do Latão, os integrantes do grupo se aprofundam na pesquisa sobre a mercantilização do trabalho artístico, principal tema de “Ópera dos Vivos”. O espetáculo, com quatro horas de duração, divide-se em quatro peças relativamente independentes que põem em foco, cada uma a seu turno, as linguagens do teatro, do cinema, da música e da televisão.

O projeto “Diálogos de Aprendizagem da Companhia do Latão” oferecerá, até outubro, uma vasta programação de espetáculos, oficinas, seminários e mostras de teatro de grupo. Para este mês de maio, além da temporada de “Ópera dos Vivos”, estão previstos o minicurso “Marxismo e História”, com os professores Jorge Grespan , Francisco Alambert e Daniel Puglia, o lançamento do livro “Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética”, da professora e pesquisadora Iná Camargo Costa, e uma homenagem ao dramaturgo Fernando Peixoto, morto em janeiro de 2012.

“Ópera dos Vivos” fica em cartaz até 27 de maio, e é o primeiro de seis espetáculos – entre eles três estreias – que o Latão e companhias convidadas preparam para o Arena. O projeto prevê, até outubro, as estreias: “O Patrão Cordial”, com base em obras de Sérgio Buarque de Hollanda e de Brecht; o infantil “Rua Florada, sem Saída”, do Coletivo de Teatro Épico, e “Deus da Fortuna”, do paraibano Coletivo de Teatro Alfenim.

O projeto “Diálogos de Aprendizagem da Companhia do Latão” abriga, também, novas montagens de “Milagre Brasileiro”, do Alfenim, e o infantil “Conta Três”, do Grupo Palavradeiras.

Serviço:

Projeto “Diálogos de Aprendizagem da Companhia do Latão” – Programação de maio
Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet/2012. Rua Dr. Teodoro Baima, 94. Informações: (11) 3256-9463, (11) 3662-5177 ou comunicacaosp@funarte.gov.br

Espetáculo: “Ópera dos Vivos”
17 a 27 de maio* | De quarta a domingo, 19h
*Sábado, 26 de maio, não haverá apresentação

Gratuito

Com: Companhia do Latão
Direção de Produção: João Pissarra
Dramaturgia e Direção: Sérgio de Carvalho
Elenco: Adriana Mendonça, Fernanda Gonsales, Carlota Joaquina, Carlos Escher, Helena Albergaria, Ney Piacentini, Renan Rovida, Rodrigo Bolzan, Rogério BandeiraDireção Musical: Martin Eikmeier
Músico: Bruno Menegatti
Criação Audiovisual: Luiz Gustavo Cruz
Iluminação: Melissa Guimarães
Coordenação de Pesquisa: Roberta Carbone
Cenografia e Figurinos: Renato Bolelli Rebouças e Vivianne Kiritani
Recomendação etária: 16 anos | Duração: 240 minutos

Lançamento: livro “Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética”, de Iná Camargo Costa
Homenagem a Fernando Peixoto

26 de maio | Sábado, 19h
Entrada franca

Minicurso: Marxismo e História
30 e 31 de maio, 1º de junho | Quarta, quinta e sexta, 20h
Com: Jorge Grespan (quarta), Francisco Alambert (quinta) e Daniel Puglia (sexta)
Entrada franca.
Não há necessidade de inscrição | Lotação do teatro: 99 lugares