Bonecos do Paraná ocupam o Teatro Funarte Duse | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialTeatroTodas as notíciasBonecos do Paraná ocupam o Teatro Funarte Duse

Bonecos do Paraná ocupam o Teatro Funarte Duse

O projeto "Kobachuk – A Arte revisita seus 50 anos" leva de Curitiba ao Rio de Janeiro espetáculos, que sintetizam a trajetória de um bonequeiro, de sua companhia e de seus convidados. A entrada é franca

Publicado em 17 de maio de 2013 Imprimir Aumentar fonte
Ok Projeto Kobachuk. Espetaculo Musica Maestro_Foto Cia Cobachuk – divulgacao_Teatro Duse maio 2013
Espetaculo "Música Maestro". Foto: Cia. Cobachuk - divulgação

Contemplada no Edital de Ocupação do Teatro Duse, espaço situado na Casa Funarte Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, a Companhia Manoel Kobachuk, de Curitiba (PR) vai contar sua história de 50 anos de teatro de bonecos e formas animadas. De maio a dezembro de 2013, 37 apresentações de oito espetáculos do grupo e nove de convidados, além de oficinas, palestras, exposições, debates, depoimentos e exibições de filmes farão parte do Projeto Kobachuk – A Arte revisita seus 50 anos, vencedor do edital. Todas as atividades são Gratuitas. Entre os convidados está a Companhia Beto Hinça, de Portugal.

Manoel Kobachuk, fundador do grupo realizador do projeto, explica que os espetáculos escolhidos tiveram sucesso de público e de crítica e agradam a crianças e adultos. São eles: Música Maestro, Pai do Mato, Menino, Vou Te Contá!, Uma Fábula na Cidade, A Margarida Curiosa Visita a Floresta Negra, Respeitável Público, Surpresa e Natal das Crianças. Manoel relembra que conquistou grandes amizades ao longo dos seus 50 anos como bonequeiro. “Nessa trajetória, os amigos contribuíram para que meu trabalho se fortalecesse. Meu desejo era o de reuni-los todos, num único evento. Mas, como as condições não permitem, como uma forma de agradecimento aos que estão geograficamente mais próximos, convidei oito companhias para participarem deste momento tão especial”, comenta o diretor da Companhia.

Todas as atividades são Gratuitas. Todos os convidados do projeto são de Curitiba e farão uma apresentação – exceto a Companhia Beto Hinça, que é de Portugal e encena duas sessões, das montagens Teodoro AraujoOfélia Florinda.Os outros grupos são: a Cia. 7 Art, em Traquinagens; a Cia. Bicho Carpinteiro, com O Saci e A Pipa; a Cia. Bernardo Sicuro, que traz As Aventuras de Tito e o Seu Cãozinho; a Cia. Evaldo Barros, em As Infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau; a Cia. Trento, apresentando O Pescador de Histórias; a Cia. Ti Biri Bão, que encena A Cigarra e a Formiga; e a Cia. Miiller de Teatro, em O Coelho e A Tartaruga.

Manoel Kobachuk comenta que, além do estímular e divulgar o teatro de bonecos e animação, o objetivo do projeto é contribuir para a formação dos que iniciam sua carreira como bonequeiros; provocar o interesse do público para essa arte tão antiga; além de provocar momentos de reflexão sobre a qualidade e seriedade dos espetáculos do gênero produzidos no Brasil.

__________________________________________

Este projeto foi contemplado pela Funarte no Edital de Ocupação do Teatro Duse / 2013

Acesse aqui a programação do mês de julho

Casa Funarte Paschoal Carlos Magno – Teatro Duse
Rua Hermenegildo de Barros, 161 Santa Teresa – Rio de Janeiro (RJ)
Tel. (21) 3233-1306