“Dama da Noite” na Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialTeatroTodas as notícias“Dama da Noite” na Funarte MG

“Dama da Noite” na Funarte MG

Espetáculo contemplado com o Prêmio Myriam Muniz 2010 comemora os 10 Anos da Cia Drástica

Publicado em 19 de maio de 2011 Imprimir Aumentar fonte
DAMA DA NOITE
"Dama da Noite", com a Cia. Drástica

“Dama da Noite”, de Caio Fernando Abreu, estreia nesta quinta-feira, 19 de maio, às 20h, na Funarte MG. O texto, considerado um dos mais importantes e impactantes do escritor gaúcho falecido há 11 anos, foi escolhido pela Cia Drástica para comemorar seus 10 anos de estrada.

“Dama da Noite” fala de uma personagem que tenta fugir da solidão, tratando também de preconceito, prazer, dor, desejo e amor. O ator Carloman Bonfim é o protagonista; a direção é de Fábio Furtado.

“Dama da Noite” é um conto de Caio Fernando Abreu do livro “Os Dragões não conhecem o Paraíso”. A história se passa em um bar e acompanha uma noite da personagem central e sua luta contra a solidão. É neste cenário que a ‘dama da noite’ transita desvendando a crueza de sua vida. Para isso, ela estabelece um confronto direto com o público de forma a fazê-lo compactuar com o seu universo.

O espetáculo estreou há sete anos, como uma leitura poética e realista dos sentimentos do personagem do conto, diante de uma sociedade que o exclui do convívio social. Foram várias tentativas de aprovação nas leis de incentivo e captação dos recursos, além de pesquisa e ensaios. Integrantes da equipe do espetáculo realizaram pesquisa de campo entre profissionais do sexo da noite belorizontina, incorporando-a às técnicas de interpretação – mímica corporal dramática e biomecânica de Meyerhold -, para compor o personagem e criar toda a atmosfera cênica.

Sobre a Companhia

A Cia. Drástica de Artes Cênicas iniciou suas atividades em 1995, com o principal objetivo de pesquisar as diversas linguagens teatrais, buscando sempre o aprimoramento técnico, estético e teórico. Seus integrantes são ex-alunos do Teatro Universitário da UFMG. A Cia. é integrante do Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais que há vários anos desenvolve importantes ações de cunho político e/ou cultural em Belo Horizonte como FIT – Festival Internacional de Teatro (1994 a 2002) e Estação em Movimento – Mostra de Teatro de Grupo.

“Dama da Noite”, de Caio Fernando Abreu
Com a Cia Drástica (BH)
Estreia: 19 de maio, quinta, às 20h

Data: 19 a 29 de maio
De quinta a sábado às 20h; domingo às 19h
Local: Funarte MG
Rua Januária, 68, Floresta – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: R$10,00 e R$5,00 (meia entrada)
Classificação etária: 16 anos.

Espetáculo contemplado com o Prêmio Funarte Myriam Muniz 2010