‘O Quarto de Romeo’ estreia na Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialTeatroTodas as notícias‘O Quarto de Romeo’ estreia na Funarte MG

‘O Quarto de Romeo’ estreia na Funarte MG

Espetáculo teatral aborda temática entre infância e gênero

Publicado em 21 de julho de 2017 Imprimir Aumentar fonte
‘O quarto de Romeo’ na Funarte MG
‘O quarto de Romeo’ na Funarte MG

Questionar as normas atribuídas aos papéis de gênero desde a infância é a proposta do espetáculo teatral O quarto de Romeo, primeiro solo do ator Hudson Muniz, que faz curta temporada de 27 a 30 de julho, na Funarte MG.

As memórias de infância são revividas e contadas pelo ator/personagem, em um jogo no qual se cruzam relatos pessoais e outros coletados no processo de criação do trabalho. Também são pontos destacados na obra a discriminação e situações de bullying em instituições centrais na vida das crianças como a escola e o próprio círculo familiar.

O espetáculo questiona padrões estabelecidos pela sociedade para os pequenos desde a infância. Por que tem que ser “azul para os meninos, rosa para as meninas”? Por que meninos não podem se vestir como meninas e vice-versa? Como se sente a criança que não se encaixa nesses padrões?

As vivências são transportadas para o jogo da criança, que dentro de seu quarto – seu mais íntimo refúgio, (onde se encontra seu próprio e vasto mundo) chega ao ponto de revelar o próprio ator, seu ponto de vista acerca do tema e as suas próprias experiências enquanto adulto.

O nome Romeo foi escolhido tendo como base o caso do britânico Romeo Clarke, noticiado em revistas e jornais no ano de 2014. Na época, o garoto que tinha cinco anos foi afastado das atividades extraescolares por frequentá-las usando vestidos de princesa.

A partir do trabalho autoral em experimentos cênicos, encenação e dramaturgia foram compostas simultaneamente, tendo como disparadores elementos da expressão corporal, da manipulação de objetos e, sobretudo, os relatos sobre infância e gênero.

O projeto foi desenvolvido em intercâmbio entre Argentina e Brasil, abarcando a pesquisa sobre o tema em ambos os países, incorporando elementos dos idiomas castelhano e português, além de ícones da infância dos anos 90. A equipe de trabalho também é formada por profissionais de ambos os países.

Sobre Hudson Muniz
É formado pelo Teatro Universitário da UFMG em 2013 e graduando em Composição Coreográfica com habilitação em Expressão Corporal pela Universidad Nacional de las Artes (UNA). Em sua trajetória, estudou no Atelier de Artes Integradas (Itabirito/MG) e foi membro fundador da Cia. Teatral Dona Maria Fulô, onde trabalhou por oito anos desenvolvendo espetáculos e encontros de teatro de rua. Desde 2014, investiga a relação do corpo e movimento, se aproximando da dança. Atualmente faz parte do Grupo Expresión de Buenos Aires e do Grupo El Tomate de Teatro Callejero.

Sobre Rafaela Kênia
Rafaela Kênia tem formação de ator pelo Teatro Universitário da UFMG e é graduada em Teatro/Licenciatura pela UFMG. Cofundadora, atriz-pesquisadora e produtora do Grupo Teatro Público, pesquisa as relações entre teatro e sociedade, a inserção da ficção no cotidiano da cidade a partir do diálogo entre as intervenções urbanas e a performance. Entre seus mais recentes trabalhos destacam-se os espetáculos: Naquele Bairro Encantado, estreado em 2011, no bairro Lagoinha, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com direção de Rogério Lopes; e Saudade, estreado em 2014, no bairro Saudade, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com direção coletiva. Atua também como atriz e manipuladora de objetos e formas animadas no Grupo de Teatro de Bonecos Caixa Quatro e como professora de Teatro no Centro de Educação Infantil do Sesc MG Contagem/Betim.

Ficha Técnica

Direção: Rogério Lopes
Atuação: Hudson Muniz
Dramaturgia: Rafaela Kênia e Hudson Muniz
Direção de Movimento: Victor Pedrosa
Figurino: Mariana CR Suárez
Cenografia: Agustina Hubert
Maquiagem: Davi Ávebra
Iluminação: Istéfani Pontes, Akner Gustavson e Byron O`Neill
Programação Visual: Ariana Moraes
Tradução para espanhol: Sofia Calvo Pugliese
Teasers: Laura Canedo
Operação de luz e som: Istéfani Pontes e Victor Pedrosa
Produção: Rafaela Kênia
Assistente de Produção: Davi Ávebra
Agradecimentos: Teatro Universitário da UFMG, Funarte MG e aos que contribuíram com relatos de suas infâncias no processo de criação da obra.

Serviço

O Quarto de Romeo

De 27 a 30 de julho
Quinta a sábado, às 20h
Domingo, às 19h

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro  – Belo Horizonte (MG)

Duração: 50 minutos
Ingresso:
R$ 20 / R$ 10 (meia)
Classificação etária: 14 anos