Música nas Américas

Música nas Américas

Produzido desde 2018 pelo Centro da Música e pela Coordenação de Difusão e Pesquisa (Codip), que integra o Centro de Programas Integrados (Cepin) da Funarte, o Música nas Américas é um programa de rádio que tem transmissão semanal pela MEC-FM, sempre às quintas-feiras, às 23 horas.

Criada originalmente em 2006, a série dedica-se a divulgar a música de concerto do continente, seus compositores e intérpretes: um espaço para a diversidade cultural que caracteriza a produção musical e o processo de construção de nossa identidade cultural.

O Música nas Américas alterna três abordagens:

  1. Entrevistas com compositores e nomes significativos da música latino-americana;

  2. Intérpretes, com a participação de solistas e conjuntos em gravações feitas especialmente para o programa;

  3. Repertório, com obras gravadas do acervo e pesquisa pessoal.

O Música nas Américas tem direção, roteirização e apresentação do pesquisador José Schiller, estudioso da música de concerto, especialmente a latino-americana, e com experiência de mais de 35 anos em produção de série radiofônicas na TVE/TV Brasil e na própria MEC-FM. Atualmente, José Schiller é o coordenador de música de concerto da Funarte.

Foi graças a uma parceria de cooperação técnica entre a Funarte e a EBC que se abriu espaço para que alguns programas da Fundação sejam apresentados nas rádios do sistema EBC e concertos da rádio se realizem em espaços da instituição.

O acervo dos programas anteriores pode ser acessado aqui, em nosso portal.

Mais informações:

musicanasamericas@gmail.com