Sobre Estúdio F

Sobre Estúdio F

Sobre Estúdio F

Estúdio F é um programa musical de rádio produzido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) desde novembro de 2006, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que transmite semanalmente o conteúdo em algumas de suas emissoras.

São centenas de episódios que oferecem ao público a oportunidade de conhecer de forma mais detalhada a vida e obra de grandes personagens da música brasileira, sempre, claro, com uma trilha sonora preparada especialmente sobre o tema de cada episódio.

O programa é roteirizado e produzido pela equipe da Coordenação de Difusão e Pesquisa (Codip), que integra o Centro de Programas Integrados da Funarte, e a apresentação fica a cargo do jornalista Pedro Paulo Malta, nesta função desde 2017.

Antes disso,  o programa era apresentado pelo seu idealizador, Paulo César Soares, e tinha seus roteiros elaborados inicialmente por Luís Sérgio Lima e Silva e, em seguida, por Cláudio Felicio. Posteriormente, a equipe de roteiristas passou a contar também com Pedro Paulo Malta, Maria Cristina Martins e Flávia Esteves, entre outros.

Em 2016, o programa ganhou um vídeo produzido (veja aqui) pela Funarte para celebrar seus 10 anos. O material faz um panorama e mostra os bastidores do Estúdio F, I contando como o programa é feito – da pesquisa de conteúdo à edição de áudio – e ressalta seu papel na preservação da memória da música brasileira.

Compositores, cantores, instrumentistas e conjuntos são os personagens dos episódios do programa que já passeou pela obra da maestrina carioca Chiquinha Gonzaga ao grupo paulistano Racionais MCs, passando por divas da era do rádio, bandas de rock dos anos 80/90, mestres do choro, ícones da bossa nova e do samba e grandes inovadores da música nacional, como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali.

Além de estar disponível no portal da Funarte, O Estúdio F vai ao ar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, às 21h, com reprise aos domingos, às 6. O programa também é transmitido pela Rádio Nacional de Brasília, Rádio Nacional do Alto Solimões, Rádio Nacional da Amazôniae Rádio Cultura Brasil, de São Paulo.

O acervo de programas do Estúdio F pode ser acessado aqui, em nosso portal