17 jun 2011

Painéis Funarte de Regência Coral 2011

Comente
Painéis Funarte de Regência Coral 2011

Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma extraordinária atuação do então Instituto Nacional de Música, da Funarte, que, a partir de 1979, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras.

Desde o início, foi esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados nas várias regiões do país. Essa tradição se mantém com a edição 2011 dos Painéis, que oferecem cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical. Durante seis dias, os participantes, que podem ser coralistas ou regentes corais, receberão aulas práticas e teóricas pela manhã e pela tarde; as noites serão reservadas para apresentações e atividades diversas.

Embora sediados em cidades determinadas, os Painéis estão abertos a participantes das regiões em volta, de forma a propiciar, tanto o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, como o contato entre grupos de diferentes localidades. Neste ano, os Painéis serão realizados em Campo Grande/MS, Vassouras/RJ e Quixadá/CE, com o concurso de renomados especialistas de várias regiões do Brasil, sob a orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz e coordenação do Centro da Música da Funarte.

No Portal Funarte, a seção referente ao Centro da Música traz a página “Projeto Coral”, onde podem ser encontradas partituras corais encomendadas pela Funarte e divulgadas para baixa gratuita, organizadas em três séries:

“Música Coral Brasileira”, com 27 obras de renomados compositores brasileiros, parte do repertório aparecido há 25 anos em edições impressas, e agora apresentada com comentários diversos, texto bilíngüe, transcrição fonética, gravação do texto por locutor brasileiro e, em alguns casos, gravação da própria obra;

“Música para Coro Juvenil” (12 obras) e “Música para Coro Infantil” (10 obras), compostas recentemente por regentes corais voltados para esses tipos de coros; a série juvenil também é acompanhada de gravações das obras.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.