Você está em: Página InicialMúsicaProjeto Bandas

Música

Projeto Bandas

Fruto de uma tradição musical que vem dos tempos remotos do Brasil Colônia, as bandas de música têm sido um rico celeiro de maestros, músicos e gêneros musicais.

Durante três séculos de sua história, o Brasil inteiro parava para ver a banda passar, trazendo alegria e música para todos.

Apoiar esta rica tradição é o principal objetivo do Projeto Bandas, criado pela Funarte em 1976.

O Projeto Bandas atende aos conjuntos de sopro e percussão, tradicionalmente designados como “bandas de música”, organizados, na forma da lei, como bandas civis, e que não se confundem com “bandas de rock”, “bandas de pagode”, “bandas folclóricas” etc. Estão também excluídas do Projeto: as fanfarras e as bandas marciais de estabelecimentos de ensino públicos ou privados de qualquer nível; as tradicionais “bandas de pífanos” nordestinas (com seu instrumental específico); os conjuntos musicais de instituições religiosas; as bandas militares e assemelhadas.

Como atuamos:

Para alcançar seus objetivos, o Projeto Bandas atua em diversas frentes:

- Organiza cadastramento das bandas, mediante informações por elas enviadas;
- Realiza doação de instrumentos musicais de sopro;
- Promove o aperfeiçoamento prático e teórico de mestres e instrumentistas, por meio de cursos realizados em todo o país; realiza oficinas de iniciação à manutenção e reparo de instrumentos de sopro, nos diversos Painéis Funarte de Bandas de Música;
- Edita e distribui partituras de músicas de compositores brasileiros, especialmente arranjadas para bandas, bem como manuais.

Essas ações são desenvolvidas pela Funarte em parceria com instituições culturais estaduais, municipais e privadas de todo o país.

Hoje, o Projeto Bandas tem mais de duas mil bandas de música cadastradas, em metade dos municípios brasileiros. Desde sua criação, ele distribuiu cerca de 40 mil instrumentos de sopro.

História das bandas

Século XVIII
Surgem, no Rio de Janeiro, as primeiras bandas de música, formadas por barbeiros – escravos em sua maioria -, que tocavam fandangos, dobrados e quadrilhas, em festas religiosas e profanas.

1831
São criadas as bandas de música da Guarda Nacional, e esta arte se espalha pelo país.

1896
Anacleto de Medeiros funda a mais famosa de todas as bandas de música: a do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

Século XX
As bandas de música se transformam em uma das mais populares manifestações da cultura nacional: onde havia um coreto, existia uma bandinha, orgulho da cidade. Nas bandas, formaram-se músicos profissionais e amadores, eruditos e populares, como Patápio Silva, Anacleto de Medeiros e Altamiro Carrilho, entre muitos outros.

As bandas também foram um centro gerador de novos gêneros musicais e de um vasto repertório de chorinhos, marchas e dobrados.

Com o desenvolvimento da cultura de massa, porém, esta rica e alegre tradição brasileira começou a correr sério risco de extinção. Era necessário realizar uma política de Estado que apoiasse o desenvolvimento deste trabalho: o objetivo do Projeto Bandas, criado pela Funarte em 1976.

Paineis Funarte de Bandas de Música

O aperfeiçoamento profissional teórico e prático de mestres e músicos é um dos objetivos do Projeto Bandas.

Através dos Painéis Funarte de Bandas de Música, são realizados diversos cursos de curta duração ao longo do ano, em diferentes pontos do Brasil.

Todos os participantes dos Painéis já realizados estão cadastrados e são permanentemente informados sobre novos cursos e atividades.

Se você deseja participar da mala direta dos Painéis, clique aqui para visualizar ou imprimir o formulário.

Download do Cursos de Reciclagem a partir do ano de 1993

Download da lista dos Professores dos Painéis de Bandas

Apoio para a Distribuição Gratuita de Instrumentos de Sopro

O apoio para a distribuição gratuita de instrumentos de sopro é realizado mediante lançamento de Edital. O objetivo deste apoio é propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística das bandas de música. Podem concorrer ao Edital as bandas de música constituídas sob a forma de instituição pública ou privada sem fins lucrativos (com estatuto e/ou regimento interno registrado em cartório), cadastradas na Receita Federal (CNPJ) há pelo menos 06 (seis) meses e que estejam em funcionamento por igual período.

- Download das listas de Bandas Beneficiadas a partir do ano de 1978

- Download da lista deBandas Beneficiadas no ano de 2008

Download da lista de Bandas Beneficiadas nos anos de 2011 e 2012

- Download da lista de Bandas Beneficiadas no ano de 2013.

Cadastramento de bandas

Clique aqui para visualizar/imprimir as Bandas de Música por Estado cadastradas na FUNARTE.

Clique aqui para visualizar/imprimir o formulário de cadastramento.

Criação de Bandas de Música

Clique aqui para imprimir as orientações para criação de bandas de música.

Clique aqui para imprimir o modelo de estatuto.

Edições Funarte de Partituras para Banda
As edições apresentadas no site estão adequados às normas internacionais de edição e padronização para banda sinfônica, diversificando a oferta de partes instrumentais bem como partes extras para os instrumentos utilizados pelas bandas de música do Brasil e bandas com instrumental reduzido. O processo de edição de partituras para bandas está em busca de formas mais dinâmicas para atender a um mercado ansioso por novidades e informações – e ao mesmo tempo manter vivas e renovadas as tradições da cultura musical de nosso país. É nesse sentido que a Funarte direciona esforços para produzir e apresentar o repertório das bandas, distribuídos em três séries, com possibilidade de se fazer o download dos textos em português e inglês.

Série Música Brasileira pra Bandas
Série Repertório de Ouro das Bandas de Música do Brasil
Série Hinos do Brasil

COORDENAÇÃO DE BANDAS
Rua da Imprensa, 16/sala 1308 Centro
Cep: 20.030-120 Rio de Janeiro RJ
Tel.: (21) 2279-8106 Fax: (21) 2279-8088
coordenacaobandas@funarte.gov.br