Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisPrograma Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Artes Visuais

Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais

Com sua primeira edição lançada em 2004, o Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais surgiu com o objetivo de articular um sistema de intercâmbio entre as diversas regiões do país, que encontravam dificuldades quanto à articulação do debate e da troca de experiências no campo da produção e reflexão sobre a arte contemporânea brasileira. O contato direto com esta produção, fruto da interação fomentada pelo Programa, revelou o grande potencial que se desenvolvia de forma autônoma em diversos lugares do território nacional, com características particulares a cada lugar, assim como as lacunas que poderiam ser preenchidas por meio de um programa mais extenso.

Assim, como indica seu nome, o Programa Rede Nacional tem contribuído para a ampliação da rede voltada para as artes visuais em atividade no país, constituída pelos mais diversos agentes desse campo. Desde sua primeira edição, a Rede Nacional Funarte Artes Visuais promove o intercâmbio de artistas, técnicos, produtores e gestores culturais pelo Brasil. Seu formato flexível dá espaço para a criatividade dos agentes, abarcando, dessa forma, a diversidade da cultura brasileira e a multiplicidade de linguagens e interações possíveis no vasto campo das artes visuais, contribuindo fortemente para que a Funarte possa identificar e contemplar a extensa gama de estéticas, de suportes e de linguagens que compõem o repertório dos artistas visuais brasileiros.

Com foco em ações de formação, como residências, oficinas e seminários, fundamentais para a descentralização da produção em artes visuais, o Programa cumpre importante papel no mapeamento dos profissionais do setor e do trabalho por eles desenvolvido, tornando-se, também, um instrumento eficaz de alimentação e avaliação das políticas públicas desenvolvidas pela Funarte para as artes visuais. Em seus anos de atuação, a Rede Nacional projetou artistas no cenário nacional, incentivou a formação de coletivos, qualificou a atuação de técnicos e demais profissionais da área e criou pontes de rico diálogo com outras áreas do conhecimento, formal e informal, atendendo às constantes inovações desse campo artístico, mantendo afinada com a evolução tecnológica e conceitual das linguagens artísticas.