» Sobre Preservação Fotográfica

Sobre

O Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte – CCPF – é uma instituição de caráter técnico, atuante na recuperação de acervos fotográficos brasileiros públicos e privados. Pioneiro na América do Sul, é hoje uma referência internacional no setor de conservação fotográfica.

Sua equipe técnica é formada por especialistas na área de conservação e restauração fotográfica. Localizado no Rio de Janeiro, o CCPF atua como centro agregador de especialistas e de formação de mão-de-obra especializada, com cursos frequentados por alunos do mundo inteiro.

Como grande diferencial, o CCPF não possui acervo próprio de imagens: seu papel é trabalhar em parceria, para recuperar coleções de instituições públicas e privadas, ou até mesmo de clientes particulares.

Ao longo de mais de duas décadas de atividade, tornou-se também um pólo de criação e intercâmbio de novas tecnologias e métodos de preservação, já que todos os trabalhos realizados no Centro estão relacionados à produção de conhecimento técnico. Seus resultados são difundidos através de relatórios e publicações técnicas.

Bem-vindo ao CCPF, o espaço público dedicado à preservação da memória fotográfica brasileira.

O que fazemos

O CCPF tem como missão a preservação da memória fotográfica brasileira, a formação de pessoal técnico especializado, a pesquisa de soluções, a adaptação de materiais acessórios e a difusão de informações em conservação e preservação fotográfica através de publicações, cursos e oficinas.

Para tanto, realiza e acompanha as etapas de diagnóstico, elaboração de projetos, auxilia a captação de recursos, define as equipes envolvidas, executa procedimentos técnicos e de consultoria. Desta forma, se tornou para a comunidade – público e profissionais do setor – um centro de referência para as instituições e patrocinadores brasileiros interessados na preservação dos acervos fotográficos.

Comentários

1

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.