Início do conteúdo
Notícias Turnê musical mescla ritmos brasileiros, flamenco e jazz

Funarte Notícias

Publicado em 9 de março de 2011

Turnê musical mescla ritmos brasileiros, flamenco e jazz

Projeto do violonista Felipe Coelho, premiado pela Funarte, coloca em evidência a pluralidade da música brasileira

A turnê Catavento, do compositor e violonista catarinense Felipe Coelho, passa por sete cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, de 15 a 23 de março. O projeto foi contemplado com o Prêmio Circuito Funarte de Música Popular 2010. Felipe é acompanhado por um quarteto de cordas no modelo clássico (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) e por outros dois músicos de formação jazzística: um baterista e um baixista. Além dos shows gratuitos, o músico oferece uma oficina.

Os artistas misturam ritmos brasileiros, flamenco e jazz, para levar ao público um extrato da pluralidade da música instrumental brasileira. “Este trabalho não tem fronteiras culturais. É voltado apenas para a beleza da música”, ressalta Felipe. Ele incluiu no repertório composições próprias, que traduzem a variedade das influências do instrumentista e dos que o acompanham. Por exemplo, algumas músicas revelam a marca do flamenco na formação e na pesquisa acadêmica de Felipe; outras, sua aproximação com o choro, gênero considerado genuinamente brasileiro (veja  vídeos abaixo).

O músico, que conquistou o Prêmio Elisabete Anderle 2009, da Fundação Catarinense de Cultura, pelo CD Catavento, é também arranjador. Ele iniciou os estudos aos seis anos de idade, quando começou dedicação intensiva ao seu instrumento. Estudou nos Estados Unidos, onde pesquisou a obra de grandes nomes do jazz. É bacharel, com foco em performance de violão e guitarra, pela Universidade do Alabama, e concluiu mestrado em Estudos de Jazz na Universidade da Geórgia. Participou de conjuntos na linha das tradicionais Big Bands. Apresentou-se junto a companhias de dança flamenca, em vários grupos instrumentais no Brasil e nos EUA, e ainda em navios de cruzeiros internacionais. Em 2008, foi elogiado em revistas especializadas, como a Guitar Player Violão Pro. Em 2010, registrou o seu terceiro disco, juntamente com o pianista Luiz Gustavo Zago.

Turnê Catavento
Com Felipe Coelho e sexteto
Projeto contemplado com o Prêmio Circuito Funarte de Música Popular 2010
De 15 a 23 de março de 2010

Locais
Goiás: Luziânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis
Mato Grosso do Sul: Três Lagoas, Aparecida do Taboado e Dourados
São Paulo: Andradina

Entrada franca em todas as apresentações e oficinas
Duração: 1h30
Veja aqui a programação completa

Músicos
Felipe Coelho – Violão; Tales de Oliveira Custódio – Violino; Ricardo “Kadu” Müller – Violino; Marco Origuella – Viola; Frederico Malverde – Violoncelo; Rafael Calegari – Contrabaixo; Mauro Borghezan – Bateria
Apoio: Secretaria de Cultura e Desporto de Luziânia, Secretaria Municipal de Cultura e Lazer de Aparecida de Goiás, Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas, Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado, Secretaria de Cultura e Turismo de Andradina e Universidade Federal da Grande Dourados.

Mais informações e vídeos de Felipe Coelho
www.myspace.com/felipefcoelho
E-mail: contato@harmonico.com.br – Rodrigo Warken
Telefone: (21) 3617-0776