Funarte SP recebe a dupla Os Mulheres Negras | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasFunarte SP recebe a dupla Os Mulheres Negras

Funarte SP recebe a dupla Os Mulheres Negras

Na Sala Guiomar Novaes, a banda, que fez sucesso nos anos 80 e 90, apresenta-se no projeto Funarte Musical

Publicado em 7 de novembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Os Mulheres Negras. Foto: Gal Oppido.
Os Mulheres Negras. Foto: Gal Oppido.

No dia 18 de novembro, sábado, às 21h, Mauricio Pereira e André Abujamra, Os Mulheres Negras, sobem ao palco da Sala Guiomar Novaes. A dupla apresenta-se no projeto Funarte Musical, que tem curadoria de Carlos Calado e segue em cartaz até o dia 2 de dezembro. No show, com muito improviso, os artistas tocam obras já conhecidas, como Sub, Eu Vi, Martim, John, e algumas músicas inéditas.

Criada nos anos 1980, a banda ficou conhecida como ‘a terceira menor big band do mundo’. A dupla, que mescla música, teatralidade e uma abordagem pouco tradicional de instrumentos convencionais ou não, conquistou fãs até o início da década de 1990, quando foi dissolvida. Agora Os Mulheres Negras retorna à cena musical, influenciada pelas trajetórias individuais de seus integrantes.

Durante o período em que seguiu carreira solo, André Abujamra fundou a banda multicultural Karnak, atuou com o pseudônimo de Fat Marley, dirigiu o filme-show Mafaro e compôs trilhas sonoras para filmes como Carandiru e Carlota Joaquina. Atualmente, prepara o show Homem Bruxa e apresenta, no Canal Brasil, o programa Os sonhos de Abu.

Mauricio Pereira, por sua vez, aprofundou-se na canção, seguindo a carreira de compositor em trabalhos autorais como Mergulhar na Surpresa e Pra Marte. Também atuou como cantor no grupo Turbilhão de Ritmos e no duo Pereirinha & Pereirão, formado com seu filho Tim Bernardes. Em 2017, lançou seu novo disco solo Prá onde que estava indo.

A trajetória de Os Mulheres Negras está registrada no documentário Música Serve para Isso – Uma história dos Mulheres Negras, com direção de Sandro Serpa e Bel Bechara. O filme ganhou o festival In Edit 2013 pelo voto popular, em São Paulo, e foi apresentado, no mesmo ano, na edição do festival em Barcelona.

Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo

Projeto Funarte Musical: Os Mulheres Negras
Dia 18 de novembro. Sábado, às 21h.
Ingressos: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10 – Cartões não são aceitos.
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Mais informações
(11) 36625177
funartesp@gmail.com