Projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online teve lançamento, no Rio | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasProjeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online teve lançamento, no Rio

Projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional Online teve lançamento, no Rio

Partituras de dois volumes já podem ser acessadas no portal da Funarte. Inicialmente, o trabalho irá reunir cerca de 1.200 partituras

Publicado em 20 de dezembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Grupo Vocal Ordinarius – Foto S.Castellano
Grupo Vocal Ordinarius – Foto S.Castellano

Já está disponível no portal da Fundação Nacional de Artes – Funarte o Songbook Online Internacional, que reúne partituras musicais de importantes autores da música brasileira, como Antonio Carlos Jobim, Chiquinha Gonzaga, Edu Lobo, Chico Buarque, Ernesto Nazareth, Eduardo Souto, Milton Nascimento, Zequinha de Abreu, entre outros. O lançamento foi feito nesta quarta, 20 de dezembro, no Teatro Glauce Rocha, Centro do Rio de Janeiro (RJ). A apresentação do projeto foi feita pelo diretor do Centro da Música (Cemus) Marcos Souza e contou com a apresentação dos artistas convidados Silvério Pontes, Andrea Ernest Dias, Silvan Galvão e do Grupo Vocal Ordinarius.

O projeto Songbook Online Internacional é organizado pelo Centro da Música – responsável pela produção do conteúdo e organização geral –, com a parceria do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura (Deint/MinC), encarregado da editoração e distribuição. A seleção das partituras conta com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas, os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim, para o trabalho técnico na organização das partituras selecionadas.

Inicialmente, podem ser baixadas as Partituras Brasileiras Online – Volumes 1 e 2. Os textos que norteiam as coleções estão disponíveis em português, inglês, espanhol e francês. No caso da compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935), o Instituto Moreira Salles cedeu 13 partituras; no do maestro Antonio Carlos Jobim (1927-1994), o Instituto que leva o nome do compositor cedeu à Funarte mais de 60 partituras. A editora Gilly Music, que trabalha com transcrição e edição de songbooks de música popular e publicação de métodos diversos, forneceu partituras para piano, canto e violão que integram a coleção dos músicos Edu Lobo & Chico Buarque, abrangendo praticamente toda a parceria da dupla de compositores. Constam agora do acervo do Songbook Online Internacional da Funarte desde a primeira composição, Moto-contínuo, até a versão completa de O Grande Circo Místico, um dos mais emblemáticos álbuns de toda a discografia brasileira.

O projeto vai reunir cerca de 1.200 partituras iniciais, cedidas por mais de 15 instituições e alguns compositores. Serão organizadas partituras de música brasileira divididas para Música popular, Música erudita e para Bandas de Música.

A seleção das partituras terá como critério o equilíbrio na distribuição entre os autores, a excelência estético-formal do repertório e a relevância da obra e dos autores para a criação musical brasileira.

No evento do lançamento do Songbook Online, no Teatro Glauce Rocha, estiveram presentes o diretor executivo da Funarte, Reinaldo Veríssimo; o diretor do Centro de Artes Cênicas (Ceacen),  Ginaldo de Souza; a diretora do Centro de Programas Integrados (Cepin), Maristela Rangel; a coordenadora de Comunicação, Camilla  Pereira; a coordenadora de Música Popular, Leila Dantas; a coordenadora de Bandas, Rosana Lemos; além de outros funcionários da instituição e artistas, como a cravista Rosana Lanzelotte.