Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasProjeto Compositores.BR Encerra Programação com Homenagem a Dorival Caymmi

Projeto Compositores.BR Encerra Programação com Homenagem a Dorival Caymmi

Dori Caymmi e Jaime Alem Quarteto interpretam sucessos do cantor e compositor baiano no final de semana

Publicado em 6 de dezembro de 2011 Imprimir Aumentar fonte
Dori Caymmi Foto Myriam Vilas Boas
Dori Caymmi Foto Myriam Vilas Boas

Certa vez, João Bosco afirmou sobre o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi: “O violão de Caymmi descreve paisagens e ambientes. Reproduz os sons do vento nos coqueirais e das ondas batendo na areia. Seu violão é feito de praias comuns, marinas e pescadores que a gente nunca sabe se voltarão do mar. Quando ouvimos o violão de Caymmi a gente vê sua alma, um quadro brasileiro pintado na beira do mar.”

O Projeto Compositores.BR encerra sua programação em 2011 com uma justa homenagem a mais um grande nome da música brasileira – Dorival Caymmi, que cantou e contou a paisagem baiana. E nada melhor que Dori Caymmi para cantar a genial “baianidade” de seu pai. Dori sobe ao palco no sábado, dia 10 de dezembro, seguido de Jaime Alem Quarteto, no domingo, dia 11.  Os shows, gratuitos, serão realizados às 20 horas, na Funarte MG, com distribuição de senhas uma hora antes de cada show. A lotação máxima é de 139 lugares.

Compositores.BR foi selecionado pela Fundação Nacional das Artes – Funarte, no Edital de Ocupação do Galpão 1 FunarteMG/2011.

Dori Caymmi + Jaime Alem Quarteto

Filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, desde a infância estudou piano, violão e teoria musical. Seu primeiro trabalho como profissional foi acompanhar a irmã Nana ao piano. Suas influências principais foram Dorival Caymmi, João Gilberto, Tom Jobim e o norte-americano Barney Kesser.

Sua maneira de tocar violão, com afinações pouco convencionais, e suas harmonias criativas o projetaram internacionalmente.  Na década de 80, a convite do produtor Quincy Jones, dedicou-se ao mercado norte-americano, onde passou a trabalhar como arranjador e compositor.

Maestro de Maria Bethânia há 25 anos, responsável pela concepção musical de seus discos e shows, Jaime Alem é compositor, instrumentista e arranjador, que iniciou carreira aos 16 anos, no interior paulista de Jacareí.

Na década de 70 gravou dois discos em parceria com sua mulher e também cantora Nair de Cândia. Em 2009, lançou o seu primeiro solo como instrumentista.

Serviço
Projeto Compositores.BR
Homenagem a Dorival Caymmi
Dori Caymmi
– dia 10/12, às 20h
Jaime Alem Quarteto – dia 11/12, às 20h
Ingressos: gratuitos, mediante retirada de senhas uma hora antes dos espetáculos. Capacidade: 139 lugares
Local: Funarte MG (R. Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte, MG.)
Telefone: (31) 3213.3084
Outras informações: www.compositoresbr.com


Notícias Relacionadas