Início do conteúdo
Notícias O carnaval já chegou na Funarte MG!

Funarte Notícias

Publicado em 8 de novembro de 2019

O carnaval já chegou na Funarte MG!

Atividade faz parte do projeto Funarte Aberta

O carnaval já chegou na Funarte MG! Fanfarras – Foto: Dani Meira

Até 14 de dezembro, a Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte, vai cair na folia com seis apresentações de blocos de rua. Os encontros serão aos sábados, no período da tarde, das 14h às 18h. A programação vai ser aberta pelo bloco Samba Queixinho, no próximo dia 9 de novembro. Na sequência de apresentações, os grupos: Ziriggydum Stardust, Sopra que Sara, Estagiários Brass Band, Corte Devassa e Magnólia, um por sábado. A atividade faz parte do projeto Funarte Aberta, e vai ocupar a área externa da instituição mineira. Os ingressos saem a R$ 5.

Segundo a coordenação do espaço, com o crescimento do carnaval de rua, em Belo Horizonte, tem sido frequente a solicitação de uso dos espaços da Funarte MG por parte de músicos, instrumentistas e integrantes dos blocos de rua para apresentações e ensaios. “A intenção é oferecer, aos sábados, uma programação festiva de música, aberta à população. Espera-se um público de faixa etária e segmento social diversificados. Além disso, o projeto Funarte Aberta pretende promover a aproximação da instituição desta importante manifestação artístico-cultural de Belo Horizonte”, ressalta.

Sobre a primeira atração: Samba Queixinho

A criação da Escola de Samba Unidos do Queixinho foi impulsionada pelo ressurgimento do carnaval de rua, em Belo Horizonte, como manifestação da cultura popular. O grupo começou com apenas 10 integrantes e hoje sua bateria já tem cerca de 200 músicos. O Samba Queixinho também promove aulas de percussão para músicos e não-músicos, inserindo todos em atividades que envolvam samba e outros ritmos brasileiros. Dessa forma, é constituído um ambiente propício para a formação de multiplicadores, que compreendam a história das manifestações culturais relacionadas ao carnaval de BH. Uma das características que marcam a história do Queixinho é o diálogo com entidades artísticas que produzem obras universais e levam a bandeira de Minas Gerais para o mundo, como os grupos Giramundo e Corpo.

Agenda de apresentações

9 de novembro – Samba Queixinho

16 de novembro – Ziriggydum Stardust

23 de novembro – Sopra que Sara convida Belina

30 de novembro – Estagiários Brass Band convida Black Bonés

7 de dezembro – Corte Devassa

14 de dezembro – Magnólia

Dias e horários: Sábados, das 14h às 18h

Ingressos: R$ 5

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213-3084

 

Bloco Sopra que Sara – Foto: Dani Meira