Início do conteúdo
Notícias O carnaval acabou mas a festa continua, na Funarte MG, com o Chega Tocando

Funarte Notícias

Publicado em 14 de março de 2019

O carnaval acabou mas a festa continua, na Funarte MG, com o Chega Tocando

Coletivo de músicos convida outros iniciantes para participar do sarau, no dia 16 – basta levar o instrumento. O ingresso têm preço popular

O carnaval acabou mas a festa continua, na Funarte MG, com o Chega Tocando E-flyer

A fanfarra popular Estagiários Brass Band realiza, no sábado, dia 16, das 16h às 20h, o encontro  musical livre na Funarte MG, no Centro da capital mineira. Aberto para todos os músicos iniciantes, o sarau Chega Tocando aceita todos os instrumentos. O público também está convidado, com ingressos a R$ 10.

O convite é: “Traga seu instrumento, ou apenas venha tocar o terror!”, dizem os artistas. “Como éramos iniciantes de músicos amadores, nos auto-denominamos Estagiários, explica o grupo, que saiu este ano, pela primeira vez, como bloco de Canaval  e quer comemorar o sucesso da folia nas ruas em BH – que considera aumentar a cada ano. A proposta do Chega Tocando  pretende reunir o máximo de músicos, principalmente os que tocam instrumentos que “fazem o carnaval de rua acontecer”. Uma motivação que o coletivo destaca é o carinho com que todos os instrumentistas colocam na partipação da festa.

Sobre a Estagiários e o Chega Tocando

Formado por músicos amadores e iniciantes em instrumentos de sopro, a Estagiários Brass Band começou a se reunir no carnaval de 2018; e a se apoiar mutuamente, ao participar de vários blocos da capital mineira. Ao final da folia, essa aproximação, bem como o desejo de tocar e treinar os instrumentos com maior frequência, despertaram no coletivo a proposta de encontros semanais, como preparação para o carnaval de 2019.

Nos primeiros encontros, eram cerca de 10 instrumentistas de sopro. Mas, como o evento já tinha a proposta de ser aberto, o número foi crescendo e hoje está em 50 músicos – 30 mais assíduos. No ano passado, foram 45 ensaios.

Para dar ênfase à suas intenções de colocar o sopro em evidência e treinar esse tipo de instrumento, o coletivo adotou o formato de fanfarra (também chamada “brass band”). “Com pouca percussão e o máximo de sopro, nos tornamos então a Estagiários Brass Band, ou simplesmente EBB”, definem os músicos.  Além de realizar os ensaios, o grupo foi chamado para tocar em outros eventos e festas além de promover, juntamente com outra banda a 1ª Batalha de fanfarras de Belo Horizonte – que recebeu um público pagante de 400 pessoas.

Chega Tocando
Com a Estagiários Brass Band
Sábado, dia 16/03, das 16h às 20h

Todos os músicos iniciantes podem levar qualquer instrumento e tocar
Funarte MG
Rua Januária, 68, centro. Belo Horizonte (MG)

Ingressos: R$ 10
Classificação etária: Livre

Mais informações
alexandre@umdeia.com
(31) 985312459