Início do conteúdo
Notícias Funarte retoma diálogo com entidades ligadas à formação musical

Funarte Notícias

Publicado em 7 de fevereiro de 2020

Funarte retoma diálogo com entidades ligadas à formação musical

O presidente da Fundação, maestro Dante Mantovani, recebeu a diretora pedagógica do Festival Internacional de Música de Londrina (PR), do Conselho Gestor Executivo da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME), Dra. Magali Kleber, e o presidente da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM), Prof. Dr. Marcus Vinícius Medeiros

Funarte retoma diálogo com entidades ligadas à formação musical Maya Suemy, do Centro da Música; Drª Magali Kleber, diretora pedagógica do FIML; Dante Mantovani, presidente da Funarte; e Dr. Marcus Vinícius Medeiros, presidente da ABEM – Foto: Divulgação

A Fundação Nacional de Artes – Funarte recebeu a representante do Conselho Gestor Executivo da International Society for Music Education – Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME), da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM) e Diretora Pedagógica do Festival Internacional de Música de Londrina – Paraná –, o FIML , Dra. Magali Kleber, e o presidente da ABEM, Prof. Dr. Marcus Vinícius Medeiros, em reunião. O encontro dos representantes com o presidente da Funarte, maestro Dante Mantovani, foi na sede desta entidade, no Rio de Janeiro, na quinta-feira, dia 30 de janeiro.

Os visitantes, acompanhados pela servidora Maya Suemy Lemos, do Centro da Música da Funarte, comentaram sobre a realização da 34ª edição da Conferência Mundial da ISME, na Finlândia, em agosto de 2020; que as inscrições de pesquisadores brasileiros no congresso atingiu um número recorde. Os professores informaram que, diante disso, propuseram formalizar uma delegação brasileira para o encontro, pela primeira vez. A ABEM se encarregará da organização do suporte a esta representação. A proposta de formalização foi aceita pela organização da ISME e a equipe brasileira será a primeira delegação nacional nos congressos da instituição.

Os 140 pesquisadores do Brasil que submeteram seus trabalhos para participar do congresso aguardam o resultado da avaliação. Os aprovados reunirão seus trabalhos num livro e propõem apresentar o conteúdo num stand do Brasil no evento. Os interlocutores consultaram a Fundação sobre a possibilidade de apoio da Funarte a essas duas representações. A Dra. Magali Kleber propôs também parcerias com o Festival de Londrina.

O presidente da Funarte comentou sobre a nova iniciativa da instituição de criar o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – no qual, pretende implantar orquestras de formação musical, nas cinco regiões do Brasil – em parceria com outros ministérios e com a UFRJ. A Dra. Kleber mostrou-se disponível para incluir esse e outros projetos da Funarte em sua interlocução com a Sociedade Internacional e, em alinhamento com o Prof. Dr. Marcus Vinícius Medeiros, com a ABEM. O grupo intenciona promover a conexão dessas ações da Fundação com o FIML, o que será decidido em próximas reuniões.

A Dra. Magali Kleber destacou que há uma sequência histórica na participação da Funarte aos eventos da ISME, como, por exemplo em 2012, quando custeou a programação musical brasileira no encerramento da conferência; e em 2014, quando apoiou a realização da edição do congresso sediada no Brasil, em Porto Alegre (RS)

A representante da ISME veio à Funarte solicitar a continuidade dessa participação, sugerindo os apoios: à edição de publicação impressa que contenha as contribuições dos pesquisadores brasileiros para o congresso deste ano; e à criação de um estande no evento, para dar visibilidade às publicações nacionais na área de educação musical. O presidente acolheu as solicitações, propondo divulgação, nesses espaços, das ações da Funarte na área de música.

Também Foi iniciado o diálogo para, por meio do novo Sistema Nacional de Orquestras Sociais da Funarte, firmar-se no futuro uma parceria entre a Fundação e o Festival Internacional de Londrina. A continuidade da pauta foi programada para próximas reuniões.

Mais informações
www.fml.com.br
www.isme.org
http://www.abemeducacaomusical.com.br

Contato na Funarte
Centro da Música
cemus@funarte.gov.br