Funarte recebe concerto do festival Rio Cello | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasFunarte recebe concerto do festival Rio Cello

Funarte recebe concerto do festival Rio Cello

Teatro Glauce Rocha é palco para a soprano Angélica de la Riva, acompanhada pelo violoncelo de David Chew e por Fernanda Canaud ao piano, Michel Bessler ao violino e Bernardo Fantini à viola

Publicado em 9 de agosto de 2017 Imprimir Aumentar fonte
David chew_violoncelista_Rio Cello_foto_Vitor Kelm_Revista Cultura RJ_Governo do Estado do RJ_Pauta – Teatro Glauce Rocha_2017 20171439493509
David chew (violoncelo) - Rio Cello. Foto: Vitor Kelm. Revista Cultura RJ - Governo do Estado do RJ

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, através de seu Centro da Música, cedeu o Teatro Glauce Rocha para um concerto do festival de música Rio Cello. A apresentação, no dia 10 de agosto, quinta-feira, às 12h30, com ingresso gratuito, terá a voz da soprano Angélica de la Riva, o violoncelo de David Chew  (Diretor do programa), Fernanda Canaud ao piano, o violinista Michel Bessler e, à viola, Bernardo Fantini. Na pauta estão obras de Elgar, Mozart, Vivaldi e Villa-Lobos.

O Rio Cello foi criado em 1994, pelo inglês radicado no Brasil David Chew, condecorado pela monarca do Reino Unido, Elizabeth II, por “bons serviços prestados à música no Brasil”. No festival, virtuoses dos mais diversos instrumentos, bailarinos e artistas plásticos, vindos de todas as partes do mundo, realizam oficinas e concertos gratuitos, em diversos pontos do Rio de Janeiro e de outras cidades do estado (Cabo Frio, e Volta Redonda, por exemplo), sempre tendo o violoncelo como elemento principal.

Desde sua primeira edição, o Rio Cello já promoveu mais de 750 apresentações e 600 horas de workshops. Todas essas atividades já reuniram cerca de seis mil músicos, além de 600 estudantes da área, a maioria composta por jovens. As apresentações somam um público estimado em 350 mil pessoas. Desde sua criação, o encontro sempre apresenta muitas novas atrações, todas com entrada franca.

“Pretendemos estreitar essa colaboração com o Rio Cello e formalizar uma parceria com o festival no ano que vem”, comenta o diretor do Centro da Música da Funarte, Marcos Souza. Os  organizadores do programa comemoram seu sucesso: “A cada ano conseguimos atingir um público maior e mais diversificado e estar presente em diversas comunidades carentes, onde acreditamos poder mudar, através da educação musical, a vida destas crianças. Mantendo a excelência e a versatilidade do festival, atingimos todos os públicos”.

Considerado um dos maiores eventos de música de concerto do Brasil, o festival acontece em teatros, centros culturais, igrejas, museus e parques e traz à capital fluminense apresentações únicas de artistas da Alemanha, Argentina, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra, Noruega, Rússia e Venezuela.

Interação com outras artes

Faz parte do projeto do Rio Cello a integração da música com outras artes, em ações ligadas a várias linguagens. Uma delas é o Cello Dance, que sempre reuniu músicos e bailarinos de alto nível técnico e artístico. Ele completa 11 anos em 2017 e, nesta edição, vai expor fotos de sua trajetória. O Cello Dance e O Encontro Internacional de Violoncelos ganham força a cada edição. Seus realizadores prometem, mais uma vez, que os eventos serão “uma grande celebração da diversidade artística entre os povos”.

O Cello Tinta, que leva as artes plásticas à programação, estará de volta este ano, com muitas novidades nessa área, além de atividades com crianças – sempre tendo o violoncelo como inspiração. Já no Cello Parade serão expostas esculturas de metal, com intervenções de diferentes artistas.

Apresentação do Rio Cello no Teatro Glauce Rocha – Funarte

Angélica de la Riva – Soprano
Fernanda Canaud – Piano
Michel Bessler – Violino
David Chew – Cello
Bernardo Fantini – Viola

10 de agosto, quinta-feira, às 12h30
Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Espaço da Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura

Entrada franca

Mais informações sobre o Rio Cello : http://riocello.com/site_2017

Mais informações sobre programação musical da Funarte
Centro da Música: cemus@funarte.gov.br