Funarte realiza seminário de música brasileira infantil | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasFunarte realiza seminário de música brasileira infantil

Funarte realiza seminário de música brasileira infantil

Nos dias 13 e 14, no Rio de Janeiro, Fundação reúne educadores, empreendedores, músicos, gestores públicos e contadores de história, para debater e construir uma rede colaborativa

Publicado em 1 de novembro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Bannerzinho_ Musica_Infantil
Arte: Programação Visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza na terça e na quarta-feira, dias 13 e 14 de novembro, das 9h30 às 18h, no Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro do Rio de Janeiro (RJ), o Seminário Funarte Música Brasileira Infantil. A participação do público é gratuita, mediante inscrições prévias – o prazo é até dia 9 de novembro, ou a qualquer momento, caso as 85 vagas sejam preenchidas.

Acesse o formulário de inscrições aqui

A Funarte realiza a ação por meio do seu Centro da Música. De acordo com Marcos Souza, diretor do Cemus, a proposta da ação é reunir educadores, empreendedores culturais, músicos, gestores públicos, contadores de história para “compartilhar experiências, identificar necessidades comuns e construir uma rede colaborativa em torno do tema”. A iniciativa tem como objetivo principal discutir a presença da música brasileira infantil na educação, formal e não formal – em seus espaços, meios processos –, em todo o país.

Acalanto. Foto: Érica Borin

Convidados

O Seminário Funarte Música Brasileira Infantil engloba rodas de conversa e vivências, ministradas por profissionais com larga experiência no assunto.

Para debater a importância da música na escola, o evento conta com a participação de Adriana Rodrigues, professora do Conservatório Brasileiro de Música, e de Pedro Mendonça e Rodrigo Cotrim, ambos do Colégio Pedro II. Também estão confirmadas as presenças de Paulo Tatit e Sandra Peres, do grupo Palavra Cantada; de André Hosoi e Maurício Maas, do grupo Barbatuques; e de Isadora Canto, que desenvolve um trabalho com música na gestação e no pós-parto. Outros convidados são Flora Poppovic e Ângelo Mundy, que realizam espetáculos e vivências para crianças, com música e danças tradicionais brasileiras.

“Convidamos profissionais que possam compartilhar experiências musicais variadas: da música durante a gestação às brincadeiras dos primeiros anos; da tradição da cultura popular às abordagens mais inovadoras. Em diferentes espaços e contextos, a música ajuda a criança a se desenvolver integralmente, em todas as dimensões da vida humana: subjetivas, sociais, cognitivas, psicológicas, emocionais e culturais”, afirma Bebel Nicioli, musicista – que assina a curadoria do Seminário, juntamente com Marcos Souza e a Coordenadora de Música Popular da Funarte, Eulícia Esteves.

Para aumentar a fruição da música

A Funarte afirma que o Seminário é iniciativa pioneira no campo de políticas públicas federais de cultura. O fundamento do programa é a necessidade de garantia de acesso das crianças às expressões musicais. A ação visa a incentivar a formação de público para a música e o desfrute desta linguagem, em todo o país.

13 e 14 de novembro, das 9h30 às 18h
Auditório do Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, nº 5

Seminário Funarte Música Brasileira Infantil

Programação

(sujeita a alteração)

13/11/2018

8h30/9h30 – Cadastramento

9h30/10h – Lanche

10h/ 10h30 – Abertura

10h30/12h30 – Música Brasileira Infantil nas Políticas de Educação e Cultura

Daniel Sant’Anna (MultiRio), Izabela Pucu (Museu de Arte do Rio – MAR) e Pedro Mendonça (Colégio Pedro II)

Mediação: Eulícia Esteves (Funarte – Centro da Música).

12h30/14h – Intervalo para almoço

14h/16h – Música e Educação infantil: experiências na escola

Ronaldo Cotrim (Colégio Pedro II) e Adriana Rodrigues (Conservatório Brasileiro de Música).

16h/16h30 – Lanche

16h30/18h – Vivência musical – Flora Poppovic e Ângelo Mundy (Mundo Aflora)

14/11/2018

9h30/ 10h – Lanche

10h/12h – Experiências e práticas musicais com o público infantil

Paulo Tatit  e Sandra Peres (Palavra Cantada), André Hosoi e Maurício Maas (Barbatuques), Weber Lopes (Pé de Sonho), Isadora Canto.

Mediação: Bebel Nicioli (Farra dos Brinquedos).

12h30/14h – Intervalo para almoço

14h/15h – Painel de Comunicações (Paulo Bi, MAMI e outros grupos de coletivos)

15h/16h – Vivência musical

André Hosoy e Maurício Mass (do grupo Barbatuques)

16h/16h30 – Lanche

16h30/18h – Informes. Construindo a rede de trocas. Encaminhamentos.

Mais informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
cemus@funarte.gov.br
Coordenação de Música Popular – Tel.: 21 2279 8109