Funarte realiza I Bienal e Painéis de Bandas de Música | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasFunarte realiza I Bienal e Painéis de Bandas de Música

Funarte realiza I Bienal e Painéis de Bandas de Música

Cursos intensivos são em Salinópolis, Pará, e em Mogi das Cruzes, São Paulo, onde também ocorre a Bienal – ações da edição 2018 do Projeto Bandas de Música

Publicado em 28 de setembro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
POST_Paineis de Bandas 2018
Programação Visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, em novembro, mais duas ações do Projeto Bandas de Música, com inscrições gratuitas. Em Salinópolis (PA), de 16 a 18 de novembro, e em Mogi das Cruzes (SP), de 23 a 25 de novembro, ocorrem os Painéis Funarte de Bandas de Música 2018. Também em Mogi das Cruzes, é realizada a I Bienal Funarte de Bandas de Música. de 21 a 23 de novembro. As inscrições estão aberts.

Os Painéis Funarte de Bandas de Música são oficinas de capacitação, para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, participantes das tradicionais bandas de música. Os cursos reúnem aulas de instrumentos, prática de conjunto, música de câmara, percepção musical, arranjos e regência, bem como treinamento em manutenção básica e reparo de instrumentos.

As oficinas do Painel Funarte de Bandas de Música – 2018 são as seguintes: Flauta, Oboé, Fagote, Clarineta, Flauta Doce, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Bombardino/Tuba, Percussão, Regência de Bandas, Arranjos, Instrumentação (técnicas de escolha de instrumentos em arranjos e composições) e ainda Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro. Cada curso têm carga horária de 21h.

Os professores são especialistas em suas áreas. Em Salinópolis, serão: Eduardo Monteiro (RJ), Luis Balieiro (PA), Cristiano Alves (RJ), Enokleson Bezerra (PA), Elizeu Cordeiro (PA) , Darrin C. Milling (SP), Fernando Deddos (RN), Marcos Matos (PA), Dario Sotelo (SP), Marcelo Jardim (RJ), Paulo Aragão (RJ), Natanael dos Santos (PA). Em Mogi das Cruzes as aulas ficam a cargo de Celso Woltzenlogel (RJ), Nathália Silva (SP), Erick Ariga (SP), Edmilson Nery (SP), Guilherme Rodrigues (SP), Odilon Bueno (SP), Amarildo Nascimento (SP), Marcelo de Jesus“Bambam” (SP), Whithon Mattos (RS), Luis Marcos Caldana (SP), Dario Sotelo (SP), Marcelo Jardim (RJ), Nelson Ayres (SP) e José Vieira Filho (RJ). Acesse abaixo da programação a lista completa de cursos, com professores, datas e horários.

As inscrições podem ser realizadas por formulário, acessível neste link. Esse documento deverá ser encaminhado via email ou correios, para os destinatários referentes ao local escolhido para participação no painel, na programação abaixo. É importante que o candidato leia as orientações sobre o Painel 2018, abaixo da programação.

O Projeto Bandas de Música, criado em 1976 é um programa permanente de reforço do papel estratégico das bandas civis na cultura brasileira – com destaque para o aprendizado e a formação.

PAINÉIS FUNARTE DE BANDAS DE MÚSICA 2018

Salinópolis (PA) – 16 a 18 de novembro

Local de Inscrição: Fundação Carlos Gomes
Av. Gentil Bittencourt, 909 – Nazaré
CEP: 66.040-174 Belém – PA
Responsável pelas inscrições: Wanice Sanches
E-mail.: fcg.interior@hotmail.com
Tel.: (91) 3201-9456
Local do Evento: Escola Municipal Cecília de Nazaré da Fonseca
Travessa Edmundo Rocha, s/n – Atlântico (Próximo ao quartel dos bombeiros)

Mogi das Cruzes (SP) – 23 a 25 de novembro
Local de Inscrição: Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (SP)
Rua Ricardo Vilela, nº 69, Centro
CEP 08780-060 Mogi das Cruzes/SP
Responsável pelas inscrições: Verônica Martucci
Email: sinfonicamogi.inscricoes@yahoo.com
Tel.: (11) 4725-3393
Local do Evento: Escola Professor Mário Porte
Rua Pedro Paulo dos Santos, 2.551 – Judiapeba

Acesse aqui a programação completa, com os professores, datas e horários de cada curso

Orientações sobre o Painel 2018

Todos os inscritos devem credenciar-se no primeiro dia do curso, a partir das sete horas da manhã – do contrário estarão impedidos de participar. O credenciamento consiste na confirmação da participação do aluno, que receberá, no ato, o crachá de identificação e uma pasta com informações gerais. Será impossibilitado o acesso às atividades sem o crachá. Os alunos também deverão, obrigatoriamente, estar presentes na cerimônia de abertura, que ocorrerá sempre na primeira hora de cada curso.

O participante deverá estar com seu instrumento individual (em funcionamento) em mãos e com estante de partitura, caneta, lápis, borracha, bloco de anotações e papel pautado. O aluno de percussão, além de portar esses itens, deverá estar com suas baquetas. O candidato ao curso de Regência (Técnicas de Ensaio e Prática de Conjunto) deverá estar apto a tocar um instrumento musical (sopro ou percussão) e deverá assinalar na ficha de inscrição se pretende participar como ouvinte ou como aluno ativo (com possibilidade de reger no concerto final). O aluno selecionado (ouvinte ou ativo) deverá participar tanto das aulas teóricas (Técnicas de Ensaio) quanto da Prática de Conjunto.

Cada participante é responsável por sua hospedagem, alimentação e transporte.

Sobre os Painéis Funarte de Bandas de Música

Desde o ano 2000, os Painéis Funarte de Bandas de Música foram realizado nos estados do Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em formato de oficinas, os cursos têm ocorrido sem interrupção, por todas as regiões brasileiras, em quase todos os estados do país. Foram priorizadas as macrorregiões com maior atividade cultural de bandas de música, para que um maior número de interessados pudesse participar. Assim, as oficinas têm contribuído para a integração local de músicos, regentes e arranjadores e recebido participantes de outras regiões e estados.

Com a proposta de atuar no desenvolvimento e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda, o caminho natural foi organizar um programa de capacitação direta para os participantes desses grupamentos. Gradativamente, as ações passaram a compor um programa maior, concentrando várias oficinas. O formato de festival itinerante, hoje utilizado, passou a ser conhecido como “painel”. Ele possibilitou a participação de um número muito maior de artistas; e um aumento de músicos provenientes de estados diferentes daqueles onde o Painel se realiza. Dessa forma, a troca de experiências sociocultural entre músicos das diferentes regiões do Brasil foi assegurada.

“O êxito dos Painéis Funarte de Bandas de Música ao longo dos anos é inquestionável, podendo ser comprovado pelas inúmeras ações realizadas e por todos que deles participaram. Podemos destacar alguns fatores de crucial importância: a excelência e comprometimento dos professores envolvidos e as importantes parcerias celebradas entre a Funarte/Ministério da Cultura, instituições culturais municipais e estaduais, instituições privadas e universidades.”, informa a Coordenação de Bandas do Centro da Música da Funarte

I Bienal de Bandas de Música
Local: Ciarte – Centro de Cidadania e Arte
Inscrições online: www.simposiobandasufrj.com

Projeto Bandas de Música

Realização
Fundação Nacional de Artes | Ministério da Cultura
Centro da Música – Coordenação de Bandas de Música

Painéis Funarte de Bandas de Música 2018 e I Bienal Funarte de Bandas de Música

Parcerias
Fundação Carlos Gomes (PA)
Prefeitura de Salinópolis (PA)
Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes
Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP)
Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes
Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes
SESC