Funarte realiza, dia 8 de dezembro, no Rio, o Segundo Encontro de Luthiers | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasFunarte realiza, dia 8 de dezembro, no Rio, o Segundo Encontro de Luthiers

Funarte realiza, dia 8 de dezembro, no Rio, o Segundo Encontro de Luthiers

A criação de uma associação para representar os interesses da classe é uma das propostas a serem discutidas no encontro

Publicado em 27 de novembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Encontro de Luthiers realizado em agosto – Foto: S. Castellano
Encontro de Luthiers realizado em agosto - Foto: S. Castellano

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, no dia 8 de dezembro, das 14h às 18h, em sua sede, no Rio de Janeiro, o Segundo Encontro de Luthiers. Profissionais de todo o país estão convidados a participar e debater a proposta de criação de uma Associação de Luthiers e outros assuntos de interesse da classe.

Entre as questões que serão abordadas no encontro estão: a regulamentação de melhores condições de importação de matéria-prima e ferramentas essenciais para o exercício da profissão; a divulgação do trabalho autoral dos luthiers e instrumentos que fabricam; a realização de oficinas e cursos de formação e aperfeiçoamento profissional; a interação com solistas e orquestras, projetos sociais e instituições de ensino para divulgar a produção existente e atender a encomendas de instrumentos, além de outros assuntos relevantes para o setor. Os interessados devem confirmar presença através do e-mail cemus@funarte.gov.br.

O primeiro Encontro de Luthiers, realizado no dia 29 de agosto, contou com a participação do diretor do Centro da Música da Funarte, Marcos Souza; do coordenador de Música Erudita, maestro José Schiller; e teve a mediação do servidor e luthier Orlando Motta. Fizeram parte da mesa de debates os luthiers Orlando Junior, Sandrino Santoro, Newton Rolla e Fernando Cardoso, que contaram suas histórias e experiências na arte da luteria. O encontro teve como objetivo conhecer as necessidades desses profissionais, possibilitando maior interação entre o grupo e a retomada, no futuro, do projeto de formação de novos luthiers.

O luthier é o profissional que trabalha com a construção e manutenção de instrumentos musicais. Originalmente, a luteria era a arte que trabalhava apenas com instrumentos de corda, como o violão, o violino ou o baixo. Hoje, o termo também é usado para denominar os profissionais que trabalham com todos os instrumentos de corda, sopro ou percussão. O luthier constrói, mantém e afina estes instrumentos, devendo conhecer bem as especificidades de cada um deles.

Serviço:

Segundo Encontro de Luthiers
8 de dezembro, sexta-feira, das 14 às 18h

Local: Auditório do Prédio Teleporto
Avenida Presidente Vargas, 3131 – 19º andar
Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ)

Informações:

Centro da Música (Cemus)
(21) 2279-8109