Funarte promove painel e simpósio de bandas de música | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasFunarte promove painel e simpósio de bandas de música

Funarte promove painel e simpósio de bandas de música

Em novembro realizam-se o Painel Funarte de Bandas de Música, em MG, e o Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música, no Rio de Janeiro

Publicado em 27 de setembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Post_Painel Funarte de Bandas de Musica 2011 – Ponta de Pedras – PA. Arte – Programacao Visual Funarte
Painel Funarte de Bandas de Musica 2011 – Ponta de Pedras (PA). Arte: Programação Visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, em novembro, mais duas ações do Projeto Bandas de Música. Em Belo Horizonte (MG), de 10 a 12 de novembro, ocorre o Painel Funarte de Bandas de Música 2017, no Sesc Venda Nova. No Rio de Janeiro (RJ), 27 a 29 de novembro acontece o Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música Rio de Janeiro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A participação é gratuita.

Os cursos do Painel Funarte de Bandas de Música 2017 são os seguintes:

  • Regência de Banda – Maestro Marcelo Jardim (RJ) – 40 vagas
  • Madeiras – flautas oboés, fagotes, clarinetas e saxofones (alto, tenor e barítono) – Prof. Marco Túlio (RJ) – 58 vagas
  • Metais – trompas, trompetes, trombones bombardinos e tubas – Prof. Albert Khattar (RJ) – 40 vagas
  • Percussão – Prof. Luis Caldana (SP) – 22 vagas.

A carga horária de todos os cursos é de 18h. As aulas serão ministradas de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.

As inscrições podem ser realizadas através do link: http://goo.gl/avmbii. Serão aceitas inscrições via correios, mas somente se o interessado estiver com problemas de conexão de internet. Nesse caso, o formulário impresso no folder linkado abaixo deve ser enviado para o seguinte destinatário: “Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – Superintendência de Interiorização e Ação Cultural – Rodovia Papa João Paulo II, 4001 – Bairro Serra Verde – Cidade Administrativa – Ed. Gerais – 5º andar – CEP: 31.630.901 – Belo Horizonte (MG).

Acesse aqui o folder com a ficha de inscrição

Acesse aqui o vídeo sobre o Painel Funarte de Bandas de Música 2017, no YouTube

Orientações sobre o Painel 2017

Todos os inscritos devem credenciar-se no primeiro dia do curso, a partir das 7h – do contrário estarão impedidos de participar. O credenciamento consiste na confirmação da participação do aluno, que receberá, no ato, o crachá de identificação e uma pasta com informações gerais. Será impossibilitado o acesso às atividades sem o crachá. Os alunos também deverão obrigatoriamente estar presentes na cerimônia de abertura, que ocorrerá sempre na primeira hora de cada curso.

O participante deverá estar com seu instrumento individual (em funcionamento), estante de partitura, caneta, lápis, borracha, bloco de anotações e papel pautado. O aluno de percussão, além de portar os itens citados, deverá estar com suas baquetas. O candidato ao curso de Regência (Técnicas de Ensaio e Prática de Conjunto) deverá estar apto a tocar um instrumento musical (sopro ou percussão) e deverá assinalar na ficha de inscrição se pretende participar como ouvinte ou como aluno ativo (com possibilidade de reger no concerto final). O aluno selecionado (ouvinte ou ativo) deverá participar tanto das aulas teóricas (Técnicas de Ensaio) quanto da Prática de Conjunto.

Cada participante é responsável por sua hospedagem, alimentação e transporte. O local sugerido pelo Sesc – MG para hospedagem e alimentação é o Sesc Venda Nova, cujo endereço é: Rua Maria Borboleta, s/n˚, Novo Letícia– Belo Horizonte (MG). E-mail para reservas:  reservasvendanova@sescmg.com.br Telefones: (31) 3048-7401/3270–8100.

Sobre o Painel Funarte de Bandas de Música

O Painel Funarte de Bandas de Música é uma das ações do Projeto Bandas de Música, programa permanente de reforço do papel estratégico das bandas civis na cultura brasileira – com destaque para o aprendizado e a formação –, criado em 1976. O Painel é um conjunto de cursos intensivos de capacitação, para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão, participantes das tradicionais bandas de música. Ele é composto de aulas de instrumentos, prática de conjunto, música de câmara, percepção musical, arranjos e regência, bem como treinamento em manutenção básica e reparo de instrumentos de sopro.

Desde o ano 2000, o Painel Funarte de Bandas de Música, foi realizado nos estados do Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em formato de oficinas, os cursos têm ocorrido sem interrupção, por todas as regiões brasileiras, em quase todos os estados do país. Foram priorizadas as macrorregiões com maior atividade cultural de bandas de música, para que um maior número de interessados pudesse participar. Assim, as oficinas têm contribuído para a integração local de músicos, regentes e arranjadores e recebido participantes de outras regiões e estados.

Com a proposta de atuar na otimização e aprimoramento das atividades de educação musical e artísticas de uma banda, o caminho natural foi organizar um programa de capacitação direta para os participantes desses grupamentos. Gradativamente, as ações passaram a compor um programa maior, concentrando várias oficinas. O formato de festival itinerante, hoje utilizado, passou a ser conhecido como “painel”. Ele possibilitou a participação de um número muito maior de artistas; e um aumento de músicos provenientes de estados diferentes daqueles onde o Painel se realiza. Dessa forma, a troca de experiências sociocultural entre músicos das diferentes regiões do Brasil foi assegurada.

O êxito dos Painéis Funarte de Bandas de Música, ao longo dos anos, é evidente. Ele pode ser comprovado pelas inúmeras ações realizadas e por depoimentos dos deles participaram. Podemos destacar alguns fatores fundamentais para esse sucesso: a excelência e o comprometimento dos professores envolvidos, além das importantes parcerias celebradas entre a Funarte/Ministério da Cultura, as instituições culturais municipais e estaduais e instituições privadas e universidades.

Painel Funarte de Bandas de Música 2017

De 10 a 12 de novembro
Local: Sesc Venda Nova – Rua Maria Borboleta, s/n˚– Novo Letícia – Belo Horizonte ( MG)
Realização: Fundação Nacional de Artes – Centro da Música – Coordenação de Bandas de Música | Ministério da Cultura
Parcerias: Governo do Estado de Minas Gerais e Sesc MG
Participação gratuita

Mais informações
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – Superintendência de Interiorização e Ação Cultural – Tel.: (31) 3915 2660

Simpósio Funarte – UFRJ de Bandas de Música Rio de Janeiro
27 a 29 de novembro de 2017
Escola de Música da UFRJ

Realização: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Escola de Música
Parceria: Fundação Nacional de Artes – Centro da Música – Coordenação de Bandas de Música   Ministério da Cultura
Informações: www.simposiobandasufrj.comfestivais@musica.ufrj.br |   www.musica.ufrj.br

Mais informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
Coordenação de Bandas
coordenacaobandas@funarte.gov.br