Funarte lança em Brasília o ‘Partituras Brasileiras – Songbook Internacional’ | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialMúsicaTodas as notíciasFunarte lança em Brasília o ‘Partituras Brasileiras – Songbook Internacional’

Funarte lança em Brasília o ‘Partituras Brasileiras – Songbook Internacional’

Cerimônia no Teatro Plínio Marcos no dia 6 de dezembro marcou mais uma etapa do projeto

Publicado em 6 de dezembro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Capas songbooks partituras 2
Capas

A Fundação Nacional de Artes realizou, no Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte Brasília (DF) cerimônia para convidados que marca mais um lançamento do Projeto Partituras Brasileiras – Songbook Internacional, no dia 6 de dezembro, às 19h.

O material, que reúne partituras de importantes autores do Brasil, em música popular, de concerto e de bandas de música, está disponibilizado no Portal da Funarte (link abaixo). O lançamento contou com um pequeno show breve do curador e violeiro Roberto Correa.

O projeto Songbook Online Internacional é organizado pelo Centro da Música – responsável pela produção do conteúdo e organização geral –, com a parceria do Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura (Deint/MinC), encarregado da editoração e distribuição. A seleção das partituras conta com a participação de importantes instituições de pesquisa musical do Brasil, além de dois especialistas, os professores e pesquisadores Paulo Aragão e Marcelo Jardim, para o trabalho técnico na organização das partituras selecionadas.

Os songbooks contêm partituras de Antonio Carlos Jobim, Chiquinha Gonzaga, Edu Lobo, Chico Buarque, Ernesto Nazareth, Eduardo Souto, Milton Nascimento, Zequinha de Abreu, entre outros.  Os textos que norteiam as coleções ficam disponíveis em português, inglês, espanhol e francês. No caso da compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga (1847-1935), o Instituto Moreira Salles cedeu 13 partituras; no do maestro Antonio Carlos Jobim (1927-1994), o Instituto que leva o nome do compositor cedeu à Funarte mais de 60 partituras. A editora Gilly Music, que trabalha com transcrição e edição de songbooks de música popular e publicação de métodos diversos, forneceu partituras para piano, canto e violão que integram a coleção dos músicos Edu Lobo & Chico Buarque, abrangendo praticamente toda a parceria da dupla de compositores. Constam agora do acervo do Songbook Online Internacional da Funarte desde a primeira composição, Moto-contínuo, até a versão completa de O Grande Circo Místico, um dos mais emblemáticos álbuns de toda a discografia brasileira.

O projeto vai reunir cerca de 1.200 partituras iniciais, cedidas por mais de 15 instituições e alguns compositores. Serão organizadas partituras de música brasileira divididas para Música popular, Música erudita e para Bandas de Música. A seleção das partituras terá como critério o equilíbrio na distribuição entre os autores, a excelência estético-formal do repertório e a relevância da obra e dos autores para a criação musical brasileira.

No texto abaixo, o diretor do Centro da Música da Funarte, Marcos Souza, faz uma resenha do projeto.

Acesse aqui a primeira edição do Songbook Online Internacional aqui,

Um Songbook de Ideias

Marcos Souza

A música brasileira é uma das mais preciosas do mundo. São mais de 400 ritmos catalogados! Uma diversidade impressionante que não se justifica somente pelas dimensões continentais do Brasil, mas também pelo encontro  que aqui se deu entre diferentes povos, resultando nesta cultura valiosa e respeitada em todo o planeta!

Toda uma literatura original para bandas presentes nos municípios de todo o Brasil. Uma produção de música de concerto sem paralelos em toda a América Latina.

E é desse caldo cultural brasileiro que contamos com nomes como Antonio Adolfo, Canhoto, Delcio Carvalho, Ernesto Nazareth, Henrique Annes, Jean Charnaux, Lula Galvão, Marcello Gonçalves, e outros para esta coleção que integra a segunda leva de partituras da música popular brasileira, e conta com uma infinidade de nomes que atravessaram fronteiras e ganharam o mundo! Temos também Tim Rescala, preciosas partituras da Bienal Contemporânea, e de compositores de Bandas como Anacleto de Medeiros. Além do fato inédito de reunir diversas partituras de viola caipira capitaneadas e muito bem pontuadas pelo grande pesquisador Roberto Corrêa! Nomes como Paulo Freire, Ivan Vilela, Marcus Ferrer, Fernando Deghi, André Siqueira, Afonso Villasanti, Freridio, Fabiola Mirella, Cacai Nunes, Marco Pereira e o próprio Roberto Correa… entre tantos outros.

Por outro lado, lembro que quando eu cursava o mestrado na universidade Codarts em Rotterdam, acompanhei os percalços de estudantes de vários países para ter acesso a partituras de música brasileira. Eu mesmo vivi essa mesma aventura ao buscar uma partitura da bela Viola Fora de Moda do Edu Lobo para uma amiga estudante de canto, que deveria participar de uma atividade do curso na qual eu faria o acompanhamento ao piano.

Naquele momento pensei: “Por que não temos acesso fácil a um songbook ou a informações necessárias para se conseguir partituras de uma das músicas mais tocadas e escutadas no mundo?”

Isso aconteceu em 2011 e, inclusive, me motivou a montar uma roda de choro na Holanda, na qual eu era o único brasileiro: o trombonista era islandês; os cavaquinistas, finlandês e holandês; o violonista, argentino; o percussionista, alemão… E todos ávidos em conhecer mais e mais a música brasileira!
O tempo passou e ao assumir a direção do Centro da Música da Funarte, me lembrei dessa experiência com músicos estrangeiros e entendi que havia chegado o momento de, com apoio do Itamaraty, fazer um songbook on-line com acesso gratuito, para que todas as nossas embaixadas e consulados divulgassem a nossa música, disponibilizando um link para os estudantes de escolas e conservatórios de todo o mundo!

O sonho se torna agora realidade! E para dar continuidade ao Songbook On-line Internacional da Funarte, convidei uma equipe de primeira, como o violeiro, compositor e pesquisador Roberto Corrêa, o professor e perito em bandas de música Marcelo Jardim, o experiente editor Ricardo Gilly, meus companheiros de caminhada no Centro da Música: José Schiller, Alexandre Raine e Eulicia Esteves.

Entendo esta iniciativa como um começo, não só de mapeamento e disponibilização, mas também, de promoção da música brasileira no exterior por meio das partituras e das parcerias com instituições, editoras e compositores, que são fundamentais neste processo.

Agora é com vocês estudantes, músicos e amantes de nossa música rica e diversa! Se deliciem! Seja qual for sua preferência: das bandas de música aos ritmos contagiantes; da música de concerto às trilhas sonoras! Toquem e divulguem a música brasileira! Mergulhem nesta infinidade de sabores musicais tropicais!

Agradecemos a todos que acreditaram no projeto e autorizaram gratuitamente a publicação das partituras no Songbook Internacional online.
E que ele tenha longa vida para que a nossa música seja também a música de todos os povos!”