Início do conteúdo
Notícias Diálogo sobre projeto da Funarte para a ópera tem repercussão internacional

Funarte Notícias

Publicado em 17 de fevereiro de 2020

Diálogo sobre projeto da Funarte para a ópera tem repercussão internacional

Programa Nacional de Apoio à Ópera, debatido em encontro com o setor, foi noticiado no site da Opera Latin America, organização que reúne casas de ópera e promove essa manifestação

Diálogo sobre projeto da Funarte para a ópera tem repercussão internacional Ópera “Magnificat”. Curitiba (PR). Foto Cido Marques FCC. Site da Prefeitura do Município

O novo Programa Nacional de Apoio à Ópera da Funarte, debatido com a comunidade do setor no início de fevereiro, num encontro na Fundação, ganhou repercussão internacional. O site da Opera Latin America (OLA), organização que congrega casas de ópera latino-americanas e que divulga e promove essa a arte na região. Inclui ainda espaços cênicos na Espanha e nos Estados Unidos. Acesse a matéria aqui.

O Programa tem por finalidade estabelecer as linhas gerais que nortearão a implantação de uma política pública específica para o incentivo à cadeia produtiva da ópera no Brasil. O projeto foi desenvolvido a partir da experiência acumulada em discussões e reflexões ocorridas em diferentes eventos promovidos por instituições oficiais e da sociedade civil, profissionais e acadêmicas, ligadas à ópera nos últimos anos. A Funarte programou um investimento de R$ 3 milhões na iniciativa.

Incentivo para a cadeia produtiva da ópera

O Programa Nacional de Apoio à Ópera foi apresentado no Encontro da Ópera com a Funarte, no dia 4 de fevereiro, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de 40 gestores e produtores de ópera, diretores e outros colaboradores da Fundação e de entidades com as quais ela têm parceria institucional. A proposta faz parte do Programa Funarte 45 anos, anunciado em janeiro, que inclui iniciativas a serem discutidas com os setores artísticos.

A Funarte formulou as diretrizes do seu novo projeto para a ópera a partir de experiências registradas em encontros, promovidos nos últimos anos por instituições oficiais e pela sociedade civil, com profissionais e acadêmicos ligadas ao setor. Entre os propósitos do programa estão: difundir a ópera, seus subgêneros e a música clássica para a população brasileira, em especial, para os grupos sociais com pouco ou nenhum acesso a essas manifestações; ampliar o número de eventos operísticos em nível nacional; estimular a cadeia produtiva da ópera, atraindo investimentos e gerando emprego e renda, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico do país; promover a integração e o intercâmbio cultural das diversas regiões brasileiras, fazendo circular as produções locais; e promover políticas públicas anuais para apoiar a produção de espetáculos e eventos nas várias regiões, dentre outros objetivos.

Interlocutores do setor operísticos elogiaram o encontro, a articulação com o segmento e o programa; bem como o reconhecimento da importância do setor operístico e a postura de protagonismo da Funarte ao promover a iniciativa. No encontro, a Funarte ouviu sugestões e abriu suas portas para o diálogo com as diferentes áreas da produção operística brasileira.

Sobre a Opera Latin America

A OLA é uma organização sem fins lucrativos, formada por instituições da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru e Uruguai, que se reúnem todos os anos para traçar novas ênfases e objetivos. Foi criada em 2007 no Chile.

Acesse aqui a cobertura do Encontro da Ópera com a Funarte