Início do conteúdo
Notícias Funarte lança livro ‘Dramaturgia Negra’

Funarte Notícias

Publicado em 12 de junho de 2019

Funarte lança livro ‘Dramaturgia Negra’

Coletânea reúne 16 textos teatrais e já está à venda pela Livraria Mário de Andrade

Funarte lança livro ‘Dramaturgia Negra’ Lançamento do livro ‘Dramaturgia Negra’, em São Paulo. Foto: Foto Vitor Vieira.

Nos dias 8 e 9 de junho, a Funarte lançou a coletânea Dramaturgia Negra, com eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo. A obra, organizada por Eugênio Lima e Julio Ludemir, reúne 16 textos teatrais escritos por dramaturgos negros. O livro já está à venda e as encomendas podem ser feitas pelo e-mail: livraria@funarte.gov.br.

Veja aqui informações sobre os autores e as peças que compõem a coletânea.

Os textos já foram encenados em diversas cidades do Brasil e do mundo, com exceção do inédito Récita, escrito por Leda Maria Martins, poeta e dramaturga carioca. “Com essa publicação, a Funarte insere grandes autores teatrais negros na bibliografia de dramaturgia brasileira, contribuindo para reduzir a lacuna histórica de dramaturgia negra nos meios acadêmico e literário”, afirma Carlos Eduardo Drummond, gerente substituto das Edições Funarte.

No Rio de Janeiro, o lançamento integrou a programação do Fórum de Performance Negra, no Museu de Arte do Rio (MAR). Estavam presentes os autores Sol Miranda, Dione Carlos, Maria Shu, Rodrigo França e Grace Passô. Também compareceram ao evento as atrizes Ruth de Souza e Jú Gondim, o ator Flávio Bauraqui, o deputado federal Alessandro Molon, Jessé Oliveira (diretor do Casa de Cultura Mario Quintana), Maria Amália Cursino (diretora do Coletivo Pretaria), Tereza Guilhón (Instituto Contemporâneo) e a escritora Heloísa Buarque de Hollanda. A Funarte foi representada por Ana Luiza Ferreira de Araújo e José Alfredo Dias, ambos da Livraria Mário de Andrade, além de Carlos Eduardo Drummond.

Já em São Paulo, o evento fez parte do festival Brasil Cena Aberta, na Praça das Artes. A representante regional da Funarte SP, Maria Ester Moreira, e o gerente de edições da Funarte, Oswaldo Carvalho, celebraram o lançamento ao lado dos autores José Fernando Peixoto de Azevedo, Jé Oliveira, Dione Carlos, Cristiane Sobral e Viviane Juguero, do organizador Eugênio Lima e dos convidados Jhonny Salaberg, Maria Shu e Aldri Anunciação. Também estavam presentes Luh Maza e Rudinei Borges dos Santos.

Livro: Dramaturgia Negra
480 páginas
Formato: 16cm x 23cm
ISBN: 978-85-7507-199-1
Encomendas para todo o Brasil pelo e-mail: livraria@funarte.gov.br
Mais informações: edicoes@funarte.gov.br