02 set 2010

SCC e Funarte lançam em São Paulo o Circuito Interações Estéticas

Comente
PAINEL-MOSARTES-pintura coletiva

A Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançam o Circuito Interações Estéticas. A primeira edição, em São Paulo, de 9 a 12 de setembro, reunirá artistas, especialistas e público para discutir e compartilhar experiências nas residências artísticas em Pontos de Cultura, promovendo intenso intercâmbio entre artistas de todo o país.

Na etapa São Paulo, o Circuito contempla exposições, mesas com especialistas, oficinas de teatro e poesia, mostra de cinema e audiovisual, apresentações musicais e de teatro, fanzine, xilogravura, rádio itinerante e um cortejo de fechamento do evento, no domingo.

O Circuito Interações Estéticas consiste na realização de quatro festivais nacionais de cultura e arte contemporânea: São Paulo, Porto Alegre, Recife e Olinda e Belo Horizonte. As quatro etapas reunirão cerca de 600 artistas e um público estimado em 60 mil pessoas. O evento é gratuito e aberto ao público.

Estão previstas centenas de apresentações artísticas – espetáculos musicais, de dança e circo, peças de teatro, performances, instalações, exposições, mostras de cinema e vídeo –, seminários temáticos como espaço para reflexão crítica e teórica sobre temas relacionados à cultura e arte contemporânea, oficinas de qualificação e capacitação nas mais diversas linguagens, direcionadas a artistas e público em geral, e intervenções artísticas em espaços urbanos.

O Circuito Interações Estéticas pretende reunir o que existe de mais expressivo da produção dos Pontos de Cultura em parceria com os artistas residentes do Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. A meta é mobilizar e articular em rede linguagens artísticas e estéticas de diferentes regiões e levar o melhor da produção cultural brasileira para todo o território nacional.

Como um desdobramento do Prêmio Interações Estéticas – promovido pela Secretaria de Cidadania Cultural e Funarte desde 2008 – o Circuito Interações Estéticas pretende traçar novas trajetórias para a circulação da produção cultural no Brasil, contribuir para a universalização do acesso dos brasileiros à fruição e à produção cultural, bem como oferecer uma inovação no formato dos festivais de arte e cultura do país.

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.