15 mai 2013

LE PETIT PERFORMANCE – Ações artísticas no Campeche e arredores

Comente
Foto: Janine Turco

Intercâmbio artístico

Artistas brasilienses fazem residência artística em Florianópolis e ministram oficina no Campeche

Estar entre brasilienses e catarinenses, entre o espectador e o MP3, entre o teatro e a performance, entre a cidade e seus habitantes. Esse é o objetivo das artistas brasilienses Elisa Carneiro e Natasha Padilha, em residência artística na Capital catarinense. Patrocinadas pela Bolsa Interações Estéticas – Residência Artística em Pontos de Cultura, da Funarte, elas trabalham na criação de uma áudio-performance, que será apresentada em julho, e realizarão oficinas junto a comunidade do Campeche nos próximos quatro meses. As inscrições estão abertas.

Num primeiro momento, o projeto Le Petit Performance – Ações artísticas no Campeche e arredores oferecerá a oficina Intervenção Artística e Performance. Os encontros serão na Bilica (Biblioteca Livre do Campeche), das 19h às 21h, de 13 de Março até 12 de Junho. Nos encontros, a dupla organizará, junto aos participantes, performances e intervenções artísticas em Florianópolis.

Outra atividade prevista é a elaboração de uma montagem teatral autoral com grupo de jovens de uma escola pública, ainda a ser definida. “Nosso interesse é na pesquisa intercultural e no mapeamento dos desejos individuais através do acompanhamento da percepção corporal por meio de alguns exercícios físicos e compartilhamento de experiências pessoais”, explica Natasha. O Le Petit Performance conta com a parceria do ponto de cultura TOCA (Bilica, Rádio Comunitária Campeche e Teatro Jabuti).

Atravessadoras de fronteiras

Inovadoras, elas se consideram cross-borders. “Ou ‘atravessadores de fronteiras’ quanto às técnicas, métodos e códigos pessoais, a fim de buscar formas nutritivas no criar”, observa a dupla.

Nessa direção vai o trabalho das artistas brasilienses. Na áudio-performance, que está em fase de criação, um grupo de espectadores é convidado a escutar e agir a partir de comandos de uma voz, utilizando objetos e figurinos. Respostas pessoais moverão a performance-jogo. “Ele sai da posição voyerista do teatro e adentra o espaço cênico da sua própria cidade”, pontua Elisa.

A obra do aviador francês Saint Exupery é inspiração para as artistas nesse processo criativo. Valores encontrados no livro “O Pequeno Príncipe” – como autoridade, vaidade, tristeza, futilidade, honestidade e amizade – serão trabalhados na áudio-performance e nas oficinas ministradas.

Serviço

O quê: Oficina Intervenção Urbana e Performance

Quando: De 13 de Março a 12 de Junho. Toda quarta-feira, das 19h às 21h.

Onde: Bilica – Biblioteca Livre do Campeche, Avenida Campeche, número 2157

Quanto: Gratuito

Pré-requisitos: Nenhum. Somente disposição.

Inscrição: As inscrições serão feitas pelo email lepetitperformance@hotmail.com. É necessário enviar nome completo e telefone.

Saiba mais sobre Le Petit Performance no http://lepetitperformance.com/

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.