10 jul 2013

Grupo Uirapuru apresenta novo espetáculo pela primeira vez no Rio de Janeiro

Comente
Piu acorde mitologico

O novo espetáculo do Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro, dirigido pelo artista Tércio Araripe tem duas apresentações no Rio de Janeiro, em 13 e 14 de julho.

Piu e o acorde mitológico é um trabalho cênico-musical realizado com instrumentos de barro e encenado por crianças e adolescentes do povoado de Moita Redonda, no mesmo estado. Contemplado na categoria continuidade da Bolsa Interações Estéticas, Tércio Araripe aprofunda o processo iniciado há quatro anos junto à comunidade do Ponto de Cultura Encontro dos Artistas, no mesmo povoado. Em seu processo, ele recuperou o conhecimento tradicional em torno da arte do barro e da cerâmica e desenvolveu instrumentos musicais únicos e delicados, com uma sonoridade muito especial.

Em seu novo espetáculo, o grupo se inspirou no canto dos pássaros e sua relação com as pessoas da região, substituindo a noção de caça dos passarinhos pela sua captura simbólica, numa “metáfora que se aproxima das memórias de criança e da importância de se guardar lembranças de momentos e experiências vividas”.

O elenco conta com 14 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, e a participação de dona Tarina, uma das mais antigas moradoras de Cascavel que trabalha com artesanato de barro. Além da Bolsa Interações Estéticas, o espetáculo conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretária de Cultura.

Ficha técnica
Direção geral e concepção: Tércio Araripe;
Direção teatral: Natacha Farias e Aristides Ribeiro;
Direção musical: Jorge Santa Rosa;
Produção executiva: Iris Sodré;
Cenário: Eusébio Zloccowick;
Figurino: Marina Aires, Sabyne Cavalcanti, Thais de Campos e Thémis Memória

Serviço:
Piu e o Acorde Mitológico
13 e 14 de julho
19h
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.