Circuito

rss
25 jul 2011

Documentário Céu Sem Eternidade de Eliane Caffé será exibido no Cine Livraria Cultura/SP

20:00h às 22:00h Local: CINE LIVRARIA CULTURA - Conjunto Nacional / Av. Paulista, 2073, São Paulo/SP
oficina ceu sem eternidade 4

Uma experiência inédita realizada pela cineasta Eliane Caffé nas comunidades quilombolas de Alcântara será mostrada no dia 25 de JULHO, às 20hs no CINE LIVRARIA CULTURA – Conjunto Nacional / Av. Paulista, 2073.

Trata-se do documentário – CÉU SEM ETERNIDADE (70 ‘/ versão digital HD) – produzido de forma coletiva pelas comunidades quilombolas de Alcântara, estudantes de Comunicação da UFMA e Pontos de Cultura que atuam na região.  O resultado do experimento é um ensaio audiovisual de caráter poético e antropológico sobre as múltiplas facetas do conflito de mais de 30 anos entre os quilombolas e o Programa Espacial Brasileiro.  

A grande novidade, porém, é que após a sessão haverá um debate ao redor do tema com o Prof. Marco Antônio Raupp – (Presidente da Agência Espacial Brasileira), Sr. Roberto Amaral (Ex- ministro da Ciência e Tecnologia, membro do Conselho do BNDS e que foi diretor geral da Alcântara Cyclone Space até março deste ano), Alfredo Wagner Berna (responsável pelo laudo antropológico que garantiu o certificado de território étnico para os quilombos de Alcântara), Sr. Leonardo Dos Anjos (Coordenador Geral do MABE) e a cineasta Eliane Caffé.O evento terá ampla cobertura da mídia e faz parte da proposta de criação de novas formas de narrativas audiovisuais que dialoguem com temas urgentes da realidade brasileira.  

O documentário é o resultado final do projeto “Narrativas audiovisuais – a representação do imaginário científico e espacial na região de Alcântara” da cineasta Eliane Caffe, uma das contempladas no Prêmio Interações Estéticas- Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2009,  fruto da parceria da Funarte e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural. O projeto, realizado no Ponto de Cultura Projeto Calu em São Luis/MA, contou ainda com o apoio do UFMA, Prefeitura de Alcântara, IPHAN, Pontos de Cultura Comunica e Calú e Banco Fator. A produção executiva ficou a cargo da Movie& Art de São Paulo.

Contato:

Eliane Caffé

e-mail: lcaffe@uol.com.br

fones:(11) 9961-2264 / 3062-9620