28 out 2010

Estão abertas as inscrições gratuitas para oficinas do Circuito Interações Estéticas Recife

2 Comentários
Layout banner[1]

O aprendizado e a troca de experiências do público com artistas de diversas linguagens que participaram de residências artísticas em Pontos de Cultura estão na pauta da etapa Recife do Circuito Interações Estéticas. Oficinas de dança, fotografia, clown, quadrinhos e poesia farão parte dessa grande mostra que acontece de 7 a 10 de novembro, ocupando o Centro de Convenções da UFPE. As inscrições, gratuitas e para maiores de 16 anos, já estão abertas pelo e-mail interacoesesteticasrecife@gmail.com e sujeitas ao limite de vagas.
A abertura do Circuito acontece no domingo, dia 7, com o projeto artístico Domingo no Campus, promovido pela UFPE, que se incorpora ao evento. Entre os dias 8 e 10 haverá encontros entre artistas de todo país que foram premiados pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura.
O Circuito é uma ação da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Artes (Funarte), por intermédio do Centro de Programas Integrados (Cepin), e Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE).

Programação de Oficinas

Oficinas do dia 9

Oficina de Dança

09/11 – 10h às 12h
Artista: Jussara Miranda
Título: “OLHO3”
Número de vagas: 20

Procedimento de criação em dança que trabalha a partir de coletas de gestos urbanos espontâneos e que, transformados em partituras de dança, passam a ser alterados por vivências dos participantes.

Oficina de Fotografia

09/11 – 10h às 12h
Artista: Inês Gomes
Título: “Pinhole ao Digital – Trabalhando o Olhar”
Número de vagas: 20

A proposta não é simplesmente ensinar a tirar boas fotos, e sim de alfabetizar com a luz, sensibilizar o olhar. Assim, pretende-se contribuir com a construção de cidadãos que, despertos para a linguagem visual e seus princípios éticos e estéticos (capazes de ler e escrever através de imagens), possam “olhar” criticamente a realidade imagética, reproduzida na mídia, no seu cotidiano ou na sua comunidade.

Oficina de Desenho e História em Quadrinhos

09/11 – 10h às 12h
Artista: Henrique Siqueira
Ponto de Cultura Ação Cultural do Gama

Número de vagas: 20

A proposta é mostrar as diversas técnicas dos quadrinhos – possibilitando a interação dos participantes com este universo artístico – e montar uma revista independente.

Oficinas do dia 10


Oficina de Clown

10/11 – 10h às 12h
Artista: Alexandre Cassale
Título: “A Função do Palhaço: o Brincante Universal”
Número de vagas: 30

Serão oferecidos jogos e dinâmicas pertencentes ao treinamento técnico da Arte do Palhaço. A intenção é a de ampliar a consciência sobre a presença cênica, o prazer de jogar e a irradiação energética que são fundamentos da “Palhaçaria”.

Oficina de Cavalo-Marinho

10/11 – 10h às 12h
Artista: Mestre Luiz Paixão
Número de vagas: 30

Serão ensinados dos princípios básicos de Cavalo-Marinho. Juntamente com Mestre Luiz Paixão, os outros instrutores são integrantes do Cavalo-Marinho Boi Brasileiro, com atuação também nos maracatus de baque-solto e nos forrós da
Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Oficina de Poesia e Oralidade (Projeto Poesia Ligada na Tomada)

10/11 – 10h às 12h
Artista: Chacal
Título: “Os olhos e os ouvidos dos poemas”
Número de vagas: 25 (cada participante deve levar um poema)

A sonoridade, o ritmo e as imagens que um poema pode evocar. Características do signo verbal – significante e significado. Campo semântico/campo fonético. Melopéia/fanopéia. A oralização: ouvir e falar poemas. Articulação das sílabas, projeção da voz. O poema em movimento – projeção de poemas verbovocovisuais.
Poesia marginal nos anos 1970 – poemas e vídeo.

O Circuito Interações Estéticas etapa Recife será realizado no Centro de Convenções da UFPE (Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária)de 7 a 10 de novembro de 2010. As inscrições são gratuitas.

Mais informações pelo telefone (81) 2126-8130 ou no site
www.cultura.gov.br/culturaviva

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

2

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

  • Erika Cardoso
    enviado em 5 de novembro de 2010

    Como se inscrever para os cursos?
    Muito interessante a iniciativa, mas já liguei para os nº de telefone indicado e ninguém sabe como é o processo de inscrições nos cursos. Falam que é gratuito, mas falta o procedimento.
    Aguardo anciosa um retorno, pois pretendo participar desses ambientes de aprendizagem.