27 mai 2013

Davy Alexandrisky compartilha amostra da residência “Índio não quer mais apito…”

4 Comentários
IMG_0999

O artista, fotógrafo e comunicador Davy Alexandrisky, bolsista da atual edição do Interações Estéticas, tem percorrido territórios da aldeia indígena dos Guaranis (RJ) com sua residência itinerante Índio não quer mais apito… Os resultados serão publicados online, mas uma amostra já pode ser conferida nas fotos deste post, acompanhadas de um breve relato pessoal de sua experiência.

“Esta extraordinária experiência de residência artística, proporcionada pela Bolsa de Interações Estéticas da Funarte, na Aldeia dos Guaranis, em Paraty Mirim, tem se revelado de uma delicadeza ímpar, nesses primeiros três meses.

Numa atmosfera mágica, quase misteriosa, temos nos estudado para “adivinharmos” os nossos limites estéticos, mas também humanos, comportamentais… Culturais, de um modo geral.

Fora do campo psicológico tenho experimentado a descoberta de outros limites: físicos, ao me embrenhar na mata fechada, subindo morros, em busca de sapê e madeira (tirados na lua certa), para a construção da grande oca da Aldeia que será erguida neste próximo trimestre.

Muito em breve, a documentação, em foto e vídeo, dessas experiências será disponibilizada em um site, a partir de uma curadoria coletiva entre artistas.

Todo o trabalho obedece a uma rigorosa disciplina de diálogos entre artistas e a Coordenação do Ponto de Cultura Nhandeva, para não criar nenhum tipo de constrangimento com as imagens captadas.

O Projeto “Índio não quer mais apito!” não é uma reportagem. Trata-se da interação estético cultural entre o artista branco e os artistas indígenas, sem personagens.

A proposta enfatiza que somos, todos e todas, sujeitos do processo. O objeto é a interação estética.”

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

4

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

  • Maurício Adinolfi
    enviado em 27 de maio de 2013

    Maravilha Davy!! adivinhando Paraty! e que linda pintura na casa com as crianças à frente! abrs!

  • Davy Alexandrisky
    enviado em 28 de maio de 2013

    Ficou muito bacana este Blog Interações Estéticas.
    Particularmente fiquei muito feliz ao ver logo de cara a foto da nossa Camila ilustrando o Blog, com o Parlaventório, resultado de uma interação Estética no nosso Ponto de Cultura ME VÊ NA TV.
    Depois, logo abaixo, algumas imagens e um texto referente ao meu Projeto de Interações Estéticas na Aldeia Itaxim, com o Ponto de Cultura Nhandeva.
    Pena que já esteja acabando esta minha segunda etapa da proposta de Interação Estética com os 3 Povos Tradicionais: Quilombolas, Indígenas e Caiçaras.
    PS: acabando oficialmente, porque a exemplo da experiência anterior com os Quilombolas, do Quilombo São José da Serra, certamente este processo de interação e trocas presenciais não hão de acabar jamais. As relações que estabelecemos neste Programa da FUNARTE são muito fortes!

  • Roque González
    enviado em 28 de maio de 2013

    Muito boa a residencia Artística do artista Davy Alexandriski No nosso Ponto de Cultura Resgate da Cerâmica Guarani e capacitação para o seu Registro audiovisual, temos feito uma gran quantidade de registros, artísticos das atividades na aldeia ITAXIM.
    Roque González Coordenador do Ponto de Cultura

  • joanna
    enviado em 30 de maio de 2013

    que bom, David, que você foi escolhido para tal parceria – sorte e muita sorte de quem o tem trabalhando lado a lado.
    abraço, meu amigo.