Projetos /Interações Estéticas 2010

O Claro e o Escuro da Xilo – oficina de xilogravura

O Claro e o Escuro da Xilo - oficina de xilogravura

PROJETO

O Claro e o Escuro da Xilo – oficina de xilogravura

ARTISTA

Laís Helena Gomes Silva

CATEGORIA

Sudeste – 4A – R$ 15.000,00

LINGUAGEM ARTÍSTICA

artes visuais – xilogravura

PONTO DE CULTURA

Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade

MUNICÍPIO/ESTADO

Ilha Bela/SP

RESUMO

O projeto propôs a realização de uma oficina prática de xilogravura que abordou desde um pouco da história desta linguagem artística, passando por sua metodologia, até a prática do entalhe na madeira. Através da capacitação, buscou-se estimular os moradores do município de Ilha Bela/SP a darem continuidade a ação, promovendo a revitalização da xilogravura, buscando diversificar o artesanato local e aprimorando outras manifestações artísticas através do desdobramento de uma técnica já exercida na região, o entalhe em madeira na produção de canoas. Com isso, a comercialização das gravuras viria a ser uma alternativa à geração de renda.

Participaram do projeto crianças e adultos entre 11 anos e seniores, alguns até envolvidos com o comércio de obras de arte, restauro de livros, escultura, cinema, ourivesaria e professoras de arte. Praticamente toda a turma atuava na classe artística do município. Foi gerada uma apostila com informações teóricas sobre a arte da xilogravura; alguns artistas também foram abordados como Oswaldo Goeldi, Lívio Abramo, Adir Botelho, Maria Anna Olga Luiza Bonomi e José Francisco Borges.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Ao final do processo, foi realizada uma exposição com 35 obras de alunos da oficina e uma estimativa de 100 visitantes. A apresentação do resultado final culminou com o evento Semana da Vela, que atrai velejadores e turistas para a cidade, e integrou o circuito das atividades culturais organizado pela prefeitura para a ocasião.

Como desdobramento, os alunos da oficina propuseram a montagem de um ateliê definitivo e a diversificação dos produtos turísticos, utilizando a gravura como forma de sustentação da iniciativa e de geração de renda para os artistas, além de oferecer cursos na área.

INFORMAÇÕES

lhprojetos@gmail.com

(12) 3896-2762 / 9768-4321 Leonardo Nazareth Sales (Ponto de Cultura)